Portal Caparaó - Carreta Móvel de Prevenção atende moradores
Geral

Carreta Móvel de Prevenção atende moradores

28/05/2016 - Atualizado em 30/05/2016 14h10

REDUTO (MG) - A Secretaria Municipal de Saúde de Reduto, em parceria com a Fundação Cristiano Varella realizou entre os dias 17 a 20 de maio, a Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e a Prevenção do Câncer. A Unidade Móvel Carreta Mamógrafo, com equipamentos sofisticados, espaço amplo e muito conforto atendeu um número grandioso de pessoas das áreas rural e urbana, que foram orientadas quanto a doença, maneiras de prevenção e o aspecto comportamental.

A equipe de prevenção foi recebida pela Secretária Municipal de Saúde, Tatiana Emerich, para a realização da campanha junto à população. Durante os dias do evento, também estiveram presentes vários integrantes da equipe de saúde do município. A população compareceu em grande quantidade e puderam ver a importância da prevenção, que ainda é o melhor remédio.

Foram distribuídos folders informativos sobre o câncer de próstata, mama e do colo de útero para que a mulher possa detectar ainda na fase precoce qualquer anormalidade, a fim de realizar os procedimentos e se necessário o tratamento adequado, considerado parte fundamental das ações de controle do câncer.

A Secretária Municipal de Saúde de Reduto, Tatiana Emerich explica que a mobilização foi feita nas áreas rural e urbana, no sentido de chamar as pessoas a estarem buscando informações sobre a doença, que a cada dia avança em tão curto espaço de tempo.

Tatiana Emerich chama a atenção para que as pessoas possam estar sempre atentas com qualquer alteração, que esteja na busca de informações, já que na região a incidência de casos da doença está crescente. “A vinda da Unidade Móvel de Prevenção sem dúvida alguma foi um avanço. Muitas pessoas puderam tirar dúvidas, realizar exames, serem informadas sobre a importância da prevenção. A parceria entre a Fundação Cristiano Varella e o município de Reduto para a realização desse trabalho foi de uma grandiosidade para nossos munícipes", ressalta Tatiana Emerich.

A responsável pela Unidade Móvel de Prevenção, enfermeira Denise Nagem diz que a Fundação Cristiano Varella é parceira do Estado de Minas Gerais no programa estadual de Controle do Câncer de Mama. Com isso, todas as cidades recebem a Carreta para o trabalho preventivo junto à comunidade.

Ao ser perguntada sobre a incidência de casos de pessoas com câncer na região, Denise Nagem destaca que a maioria das pessoas trabalha na roça e com o uso abusivo de agrotóxico é um indicativo forte para o aumento da doença, bem como o hábito alimentar das pessoas, a falta de atividade física, o tabagismo e o uso abusivo de agrotóxico que acaba inalado pela população tem influenciado e sido o grande causador de câncer na região. “Temos percebido que os casos aumentaram. Ha dois anos trabalhando com a Unidade Móvel, percebe-se que a população está doente. Por isso, o trabalho de prevenção é tão importante”, destaca Denise Nagem. 

Eduardo Satil

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.