Portal Caparaó - Dois manhuaçuenses atravessam o Atlântico num veleiro
Entretenimento

Dois manhuaçuenses atravessam o Atlântico num veleiro

31/05/2016 - Atualizado em 01/06/2016 08h17

FAIAL / AÇORES - Dois manhuaçuenses estão no meio da travessia pelo Oceano Atlântico. Os jovens Heron Salgado e Marcos Pinheiro estão na aventura num veleiro com uma família italiana entre o Caribe e a Europa. Já são quase vinte dias no mar.

Heron conta que a ideia da viagem surgiu após contatos com amigos. “Há um ano, morando em Vitória (ES), comecei a velejar com pessoal do Iate Clube do Espírito Santo e participei de regatas. Fiquei apaixonado pelo esporte. Resolvi fazer essa viagem. Quando animei, contei para o Marcos, ele também se empolgou. A partir daí, começamos a planejar”.

Para quem está em Manhuaçu pode parecer uma aventura de outro mundo, mas na verdade a travessia entre os dois continentes em veleiros é mais comum do que se imagina.

Heron Salgado e Marcos Pinheiro começaram então a pesquisar e conheceram os sites que oferecem caronas nos veleiros.  “Existem vários sites que disponibilizam vagas para você fazer viagens de veleiros pelo mundo todo e com preços bastante acessíveis. Trocamos ideias com várias pessoas. Conhecemos uma menina na internet, holandesa, que está escrevendo um livro sobre como pegar carona nos veleiros. Ela está dando a volta ao mundo. Foi muito solícita e deu várias dicas”, conta Heron Salgado.

Decididos a cruzar o oceano, os dois amigos foram com a cara e a coragem para o Caribe. As indicações eram de que lá achariam algum barco para a aventura.

Essa rota é muito popular no período de abril a junho, quando muitos velejadores aproveitam as condições de tempo favoráveis para atravessarem o Atlântico Norte rumo à Europa. Após esse período começa a temporada de tempestades tropicais, chegando a formar furacões.

No final de abril, Heron e Marcos chegaram à ilha de San Martin. “Ficamos uma semana percorrendo marinas, conversando com os donos de veleiros. Cada dia, íamos a uma marina. Fizemos vários amigos. Conseguimos um barco com uma família italiana. Um capitão italiano que há 15 anos veleja entre Caribe e Europa. Ele trouxe o pai e mãe dele pela primeira vez”, conta Heron Salgado.

A entrevista para o Portal Caparaó foi concedida nesta semana, quando chegaram a Faial, no arquipélago de Açores.  Eles ficaram sete dias na ilha.

Marcos Pinheiro conta que saíram San Martin no dia 4 de maio e chegaram a Açores no dia 19. Nesta sexta, 27, partiram para a última etapa. Estão a cerca de 1.600 quilômetros de Portugal e do estreito de Gibraltar.

“Foram 2.100 milhas depois e 16 dias no mar sem ver terra firme na primeira etapa até que chegamos ao arquipélago de Açores (Portugal). É uma sensação incrível de fazer parte dessa viagem! Só agradecer a Deus por cuidar de nós cada minuto, nossa família e amigos com pensamentos positivos e também a família italiana que nos recebeu tão bem e por nos ensinar tanto nessas semanas!”, conta Marcos.

VENTOS

No total, são cinco pessoas no veleiro Bemeteau, 50 pés (17 metros): o capitão e os pais dele e os dois jovens manhuaçuenses. Na primeira parte, percorreram 3.600 quilômetros (2.100 milhas náuticas) e ainda faltam 1.000 milhas (cerca de 1.500 quilômetros), ou seja, dez dias no mar. O destino é Ibiza (Espanha).

Heron conta que os primeiros sete dias foram com muito vento, de 30 a 60km/h, depois pegaram bastante chuva no sétimo e oitavo dias e a semana seguinte foi com ventos fracos. “Está sendo uma experiência sensacional e gostamos muito”.

Marcos Pinheiro, que somente agora está tendo contato com a prática de velejar, está apaixonado com a experiência e quer fazer outras viagens. 

Heron Salgado também afirma que a viagem é única. “Fomos presenteados com a visita de golfinhos ao redor do barco, vimos muitos peixes voadores, enfim, é um contato singular com o mar e um aprendizado diário”, afirma. Ele garante que novas aventuras vão acontecer. “Quem saber dar a volta ao mundo”, planeja.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.