Portal Caparaó - Queijo, doce de leite e um bule de queimadinha em Ipanema
Entretenimento

Queijo, doce de leite e um bule de queimadinha em Ipanema

21/06/2016 - Atualizado em 22/06/2016 13h51

IPANEMA (MG) - Dezoito mil litros de leite serão utilizados para a produção do maior queijo minas do mundo, na sétima edição da Festa do Queijo em Ipanema, Minas Gerais, que acontecerá nos dias 29 e 30 de julho. O município que já detém o recorde de maior queijo minas padrão do Brasil, durante seis anos consecutivos, auditado pelo Rank Brasil, com um queijo de 1.810 Kg produzido em 2015, neste ano pretende atingir a marca mais próxima das duas toneladas: entre 1.900 e 1.950 kg.

Além dos tradicionais queijo e o doce de leite gigante que pesou no ano passado 517 quilos, outra iguaria queridinha dos mineiros fará parte do Rank - o livro dos recordes brasileiros: “O maior Bule de Queimadinha do Mundo”. Neste ano, o evento que é conhecido por suas ações criativas, receberá mais um elemento para compor o que os moradores chamam de "Lanche da Tarde Gigante".

Um bule de inox com 1,80 metros de altura, dois metros de diâmetro e um metro de base para fogareiro será instalado na Praça Coronel Calhau, onde a tradicional receita de açúcar derretido misturado à mil litros de leite resultará em mais de cinco mil copos de "queimadinha" distribuídos gratuitamente aos participantes da festa. O queijo gigante e o doce gigante também serão fatiados e distribuídos à população após o desfile.

Produtos da culinária do queijo estarão disponíveis para venda na Feira do Queijo, durante a Festa na Praça Coronel Calhau. Cursos de culinária do queijo também serão realizados na semana que antecede o evento.

Fabricação do Queijo, Doce e Queimadinha

O queijo gigante será produzido vinte dias antes da festa, (tempo necessário para maturação, de acordo com os órgãos fiscalizadores) e ficará por conta do Queijeiro da Cooperativa Agropecuária de Ipanema juntamente com os auxiliares de produção e sob a inspeção da parte técnica.

Para a produção do queijo de 1900 kg serão gastos, aproximadamente, 18.000 mil litros de leite, além de outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal.

Segundo o tecnólogo em laticínios da Capil, Ricardo Santana Paes, a fabricação do queijo vai passar por todos os procedimentos tecnológicos e de higiene adequados.

“A produção será em uma queijomate automatizada, de onde seguirá para o processo de enformagem, que devido ao tamanho e dificuldade de movimentação do queijo, é enformado dentro da câmara fria onde permanece entre as temperaturas de cinco a dez graus até o dia do desfile”, explica.

A produção do doce de leite, que neste ano pretende alcançar os 550 kg, leva leite, açúcar, glicose e um redutor de acidez e o cozimento é a vapor. Ele será produzido na sede da fábrica de doces Nhá Nair, na semana da festa. Para a quantidade de 550 quilos o processo de preparo dura até 8 horas. Para a produção serão usados aproximadamente 1.300 litros de leite e 400 kg de açúcar. Após o processo o doce vai para a enformagem e “descansa” até o dia 30 de julho quando será auditado pelo Rank Brasil e seguirá para o desfile pela cidade.

A produção da Queimadinha será a partir das 11:00 horas da manhã, na própria Praça Coronel Calhau no dia 30 de Julho, através uma chaleira gigante com um metro e oitenta de altura e dois metros de diâmetro.

Serão utilizados cerca de Mil litros de leite e será servida a população durante a festa.

Desfile, Distribuição e Fiscalização

Às onze horas da manhã, será iniciada a produção na queimadinha no bule na Praça Coronel Calhau. Às quatorze horas, do dia 30 de julho (sábado) na sede da Capil, o queijo e o doce de leite, serão auditados por um fiscal do Rank Brasil, aferindo peso e medidas, e verificando se o produto é próprio para o consumo. A apresentação dos dois produtos está marcada para as 16 horas, com um desfile pelas ruas da cidade e distribuição gratuita na Praça Coronel Calhau.

Feira do Queijo

Além da degustação do queijo e do doce de leite, uma Feira da Culinária do Queijo vai expor e vender produtos com queijo. Dentre os produtos da Feira Culinária estão: tortinha de queijo, mini pizza de queijo, pastel assado de queijo, canjiquinha com queijo, broa de queijo, espetinhos de queijo, fogazza de queijo, medalhão com queijo, mandioquinha com queijo, macarrão na chapa com queijo, quibe recheado com queijo, empadão com queijo, empadinha de queijo, pão de batata e o famoso pão de queijo. A Prefeitura de Ipanema disponibilizou um Economista Doméstico para ministrar um Curso de Capacitação sobre como criar pratos doces e salgados com queijo na receita. Todos os pratos estarão expostos durante a festa.

Além da culinária, a feira desta edição conta com a participação da Escola Municipal de Moda, juntamente com a equipe da Agroindústria local.

Cursos de culinária do queijo

A Cozinha móvel do SENAC ficará estacionada na praça da matriz, entre os dias 12 e 29 de julho, sobre a responsabilidade de uma economista doméstico, oferecendo mini cursos sobre a correta manipulação de alimentos e receitas inovadoras, tendo como ingrediente principal o leite e seus derivados.

Programação:

- De 12/07 a 29/07/2016 – Curso de queijos e derivados, manipulação de alimentos e outras receitas na carreta escola do SENAC/MG estacionada na Praça Coronel Calhau.

- Sexta – 29/07/2016

A partir das 18h - Feira Gastronômica do Queijo. (Comercialização dos produtos do queijo: churrasquinho de queijo, pão de queijo, broa de queijo, brigadeiro de queijo, sorvete de queijo, entre outros);

22 h – Show regional com Vinícius terra.

- Sábado – 30/07/2016

11h - Início da fabricação da Queimadinha no bule gigante na Praça Coronel Calhau;

15h – Pesagem do queijo e do doce de leite na Cooperativa Agropecuária e aferição do recorde pelo Rank Brasil;

15h30 – Coletiva com a imprensa nacional sobre a pesagem do queijo e doce;

16h – Saída do Queijo Gigante e do Doce de Leite para Desfile pelo Centro da Cidade em carro aberto. Saída da Cooperativa Agropecuária de Ipanema e chegada à Praça Coronel Calhau;

17h – Corte do Queijo e do Doce de Leite e distribuição à população na Praça Coronel Calhau;

17h - Distribuição Queimadinha à população;

17h – Feira Gastronômica do Queijo;

17h – Show regional com Banda Balanceart;

19h – Entrega dos troféus para o queijo e o doce e pronunciamento de autoridades

21h – Show nacional com a dupla sertaneja João Lucas e Diogo.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Ipanema

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.