Portal Caparaó - Projeto de Atenção Farmacêutica melhora qualidade de vida de pacientes
Geral

Projeto de Atenção Farmacêutica melhora qualidade de vida de pacientes

23/06/2016 - Atualizado em 24/06/2016 12h00

MANHUAÇU (MG) - Implantado em parceria com a Faculdade do Futuro, projeto de atenção farmacêutica na Farmácia Popular de Manhuaçu registra os primeiros resultados com pacientes acompanhados pelas farmacêuticas e pelos estagiários do curso de Farmácia.

O trabalho foi implantado em fevereiro e é coordenado pelas farmacêuticas Juliana Sala Mariani Leitão (gerente da Farmácia Popular do Brasil) e Amanda Carvalho Assis Gualberto (farmacêutica corresponsável pela Farmácia Popular do Brasil). As duas também atuam como supervisoras de estágio na Faculdade do Futuro. Além delas, o projeto tem a participação ativa de alunos do 5º período do Curso de Farmácia da Faculdade do Futuro.

Em Manhuaçu, a Farmácia Popular fica na rua Olímpio Vargas, na região central e funciona desde 2007. A unidade atende a população da cidade e da região com medicamentos gratuitos ou com preço reduzido e descontos de até 90%.

Com assistência farmacêutica integral durante todo o horário de funcionamento, a farmácia realiza em media 200 atendimentos/dia, com entrega de medicamentos gratuitos para hipertensão arterial, diabetes e asma, além de muitas outras classes de medicamentos.

A partir da atuação na farmácia, as profissionais perceberam a necessidade de acompanhamento contínuo e sistemáticos dos pacientes - usuários do programa - através dos conceitos da Atenção Farmacêutica (AF). O projeto foi então viabilizado através da parceria com a Faculdade do Futuro.

A Atenção Farmacêutica (AF) ainda é uma pratica relativamente recente e exclusiva do profissional farmacêutico, pouco difundida nas farmácias brasileiras.

"Trata-se de um atendimento individual ou coletivo que nos permite monitorar e acompanhar o tratamento medicamentoso de um paciente, procurando identificar, resolver ou prevenir os Problemas Relacionados com Medicamentos que ele apresente ou tenha risco de apresentar", destaca a farmacêutica especialista Amanda Assis, que ainda menciona "é muito importante ressaltar que as entrevistas da AF não têm por objetivo substituir as consultas médicas do paciente, nem fazer diagnostico. Pelo contrario, são uma forma de garantir que o paciente tenha o máximo de benefícios com a medicação que utiliza".

VANTAGENS

Uma das grandes vantagens desse atendimento consiste na oportunidade do paciente ter um profissional especialista em medicamentos a seu dispor para orientá-lo em todas as duvidas relacionadas ao seu tratamento, avaliação das interações entre medicamentos e até entre alimentos (já que muitos são usuários de muitas apresentações farmacêuticas).

Além disso, as farmacêuticas orientam na organização da farmácia caseira de cada paciente e na monitorizarão de parâmetros como a pressão arterial, temperatura, glicemia capilar, cálculos de IMC (índice de massa corpórea).

O programa começou com o grupo de hipertensos que são atendidos pela Farmácia Popular do Brasil. No entanto, a ideia é que seja ampliado."Qualquer paciente que manifeste alguma dificuldade ou queixa em relação aos seus medicamentos é encaminhado ao serviço pelos nossos auxiliares de farmácia", destaca a farmacêutica Juliana Leitão.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Amanda Assis é farmacêutica, supervisora de estágios e também atua como professora da Faculdade do Futuro, ela conta que o projeto também contribui para a formação profissional dos alunos: "Sempre nos preocupou manter contato dos nossos alunos com o mercado de trabalho, principalmente na área farmacêutica onde os campos de atuação contabilizam mais de 70 áreas diferentes. Dessa forma, nossos alunos realizam estágios supervisionados a partir do 3º período de forma ininterrupta até a conclusão da graduação. Muitos atuam em drogarias, unidades publicas de dispensação de medicamentos, farmácias de manipulação, análises clinicas, farmácia hospitalar, farmácia popular, dentre outras".

"As consultas da Atenção Farmacêutica, especificamente, têm proporcionado a eles a aplicação das teorias de patologia clinica, fisiologia, farmacologia e a farmácia clinica; aplicadas em cada caso clinico elaborado, além de desenvolver habilidades e competências importantes no atendimento ao publico", reforça Amanda Assis.

Antes do projeto, a sala de Atenção Farmacêutica não era utilizada. Com a parceria da Faculdade do Futuro foi possível a estruturação com equipamentos e instrumentos necessários ao serviço, além do envio de estagiários para auxiliar nos atendimentos.

"Começamos com um grupo de vinte hipertensos como doença principal. Semanalmente um novo paciente é atendido por farmacêuticos e estagiários, com retorno semanal ou quinzenal, dependendo da situação do paciente", detalha Juliana Leitao.

Outra vantagem é a atuação na estrutura da Farmácia Popular do Brasil. Juliana Leitão conta que isso facilita por causa da integração com o sistema de saúde municipal. "Conseguimos contato com uma equipe multidisciplinar, que nos permite retornar o paciente ao médico com mais facilidade, encaminhar para um serviço de nutrição e dietética, psicológica ou para um educador físico. Além de outros programas que o sistema de saúde oferece e o paciente acaba não sabendo que existem".

INTERAÇÃO É DESTACADA

Para as duas estudantes de Farmácia, Raiane Aparecida da Silva e Evellyn Tristão Rodrigues, o serviço de atenção farmacêutica prestado no estágio foi o primeiro momento de contato direto com os pacientes.

A prática humaniza a formação, já que puderam conhecer as histórias e acompanhar um pouco da rotina de cada paciente. Isso também mostrou na prática a importância do profissional farmacêutico interagir da melhor maneira com seu paciente, buscando orientá-lo na sua forma correta de fazer o tratamento medicamentoso e também auxiliá-lo com medidas não farmacológicas, que podem resultar em grandes benefícios á saúde do paciente.

Para Raiane Aparecida, a prática da Atenção Farmacêutica ira influenciar sua atuação no mercado de trabalho. "Eu considero que permite criar um vinculo maior com seu paciente, possibilitando, no mercado de trabalho fidelizar um paciente em sua farmácia ou drogaria, conquistando-o e ajudando de forma efetiva no tratamento dos clientes da farmácia".

Evellyn Tristão Rodrigues ainda ressaltou a importância da realização de estágios supervisionados ao longo do curso na Faculdade do Futuro.

"Os estágios são fundamentais para nossa formação, por mais que nos dediquemos e nos aprofundemos na teoria ela sozinha não é suficiente, visto que cada paciente reage de uma maneira e adere ao tratamento de uma maneira diferente. Essa oportunidade que a faculdade nos oferece de aprender e treinar com profissionais capacitados e experientes sem dúvida nos enriquece muito como futuros farmacêuticos", concluiu.

PACIENTE

Paciente atendido e acompanhado individualmente pelo programa, senhor Nelson de Souza  avalia que o acompanhamento é muito bom. "Fiquei muito satisfeito, além de que as consultas me ajudaram muito", elogiou.

Ele conta que, desde o início do atendimento, recebeu informações sobre os medicamentos. "As meninas também me ajudaram muito a rever meus hábitos. Abandonei o hábito de fumar. Eu fui fumante durante 40 anos e nas visitas a farmácia fui estimulado a ir largando. Depois, fui encaminhado ao serviço do ESF Santa Terezinha onde fui recebido por um grupo, recebi medicação e orientações. Tem quase dois meses que não uso mais o cigarro", fala um rosto visivelmente contente e aliviado.

Ao ser perguntando sobre os resultados do programa, Nelson de Souza garante que dá nota máxima. "Minha vida mudou! Minha pressão controlou, consigo caminhar sem cansaço, me sinto melhor, mais disposto e minha família esta muito feliz com essa conquista".

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.