Portal Caparaó - Curso de Psicologia promove Feira Filosófica
Geral

Curso de Psicologia promove Feira Filosófica

24/06/2016 - Atualizado em 26/06/2016 10h52

MANHUAÇU (MG) - Aconteceu a 1ª Feira Filosófica do Curso de Psicologia da Faculdade do Futuro. O evento envolveu os 80 estudantes do 1º período de Psicologia e outros 50 estudantes de outros períodos. A ideia foi dividir a turma em 5 grupos distribuídos em 5 correntes do pensamento filosófico. As correntes filosóficas destacadas foram: materialismo, idealismo, pós modernos, escola de Frankfurt e existencialismo.

Os estudantes organizaram stands apresentando as 5 correntes de pensamento e responderam questões como: quais são os principais autores de cada corrente e suas biografias, qual o contexto histórico de cada época e quais foram as principais obras e contribuições teóricas para o conhecimento filosófico.

A ideia de realizar a feira foi do professor Eliéser Ribeiro, que ministra a disciplina de Filosofia aplicada à Psicologia para os estudantes. Ele destacou que “cada vez mais os estudantes precisam ser envolvidos no processo de conhecimento, para que sejam estimulados a aprender mais. Aquele tempo em que o estudante ficava somente sentado na carteira esperando o conhecimento chegar está ficando para trás. Cada vez mais os estudantes precisam ser desafiados, motivados, cutucados, para continuar sujeito da sua história e de seu processo de aprendizagem”.

Os estudantes destacaram a importante da atividade para o processo de aprendizagem deles. Samara Venâncio, uma das participantes, destacou que “além do conhecimento filosófico, aprendeu também a trabalhar em equipe e a importância de cada integrante em um grupo”. Por sua vez, o estudante Antônio Pereira disse que “ o trabalho em equipe ajudou a aprender valores importantes como, humildade, tolerância, inteligência emocional e companheirismo”. Por seu turno, a estudante Carol Miranda destacou a importância de passar pelo processo de apresentação de um trabalho para julgadores, o que segunda ela gera crescimento. A estudante Isabella Pesso destacou que o trabalho permitiu a interação com outros colegas de turma e ajudou a vencer a timidez das apresentações em público. Os estudantes Luana Lopes e Thales Phelipe destacaram a oportunidade de vencer desafios e controlar o nervosismo.

O professor Eliéser Ribeiro também ressaltou a importância dos jurados que compareceram, pois enriqueceu muito o trabalho dos estudantes. Nesse sentido, ele destacou o desempenho do Advogado Diogo Abineder, do Teólogo e Psicopedagogo João Pedro Couto e da Psicóloga Clínica Millene Coelho.

"Espera-se que a Feira Filosófica aconteça mais vezes e que seja aberta ao público para as visitações de pessoas da comunidade. Iniciativas como essa devem acontecer mais vezes em Manhuaçu para estimular a todos a atividade de reflexão e maior busca pelo conhecimento", destacou o professor Elieser Ribeiro.

Assessoria de Imprensa

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.