Portal Caparaó - Roteiro Gastronômico Sabores do Caparaó será lançado hoje
Entretenimento

Roteiro Gastronômico Sabores do Caparaó será lançado hoje

03/07/2016 - Atualizado em 04/07/2016 17h32

DA REDAÇÃO - O Roteiro Gastronômico do Circuito Turístico Pico da Bandeira, nesta primeira edição, intitulado “Sabores do Caparaó” é um evento do setor da gastronomia regional, cujo objetivo é apresentar as oportunidades desta Indústria nos 17 municípios inseridos na Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico Pico da Bandeira.  A partir desta segunda, 04/07 até o dia 31, o roteiro conta com pratos de cerca de 50 estabelecimentos nas cidades da região.

Em cada região do Estado de Minas Gerais, delícias de todo tipo são especialmente preparadas para as mais diferentes ocasiões, e na região do Caparaó Mineiro não é diferente, afinal, o mineiro é hospitaleiro por natureza e não perde a oportunidade de compartilhar mesas preciosas e fartas. 

Natureza e cultura serão os principais ingredientes do Roteiro Gastronômico do Circuito Pico da Bandeira “Sabores do Caparaó”, que contemplará a degustação de pratos, Bares, cafeterias, alambiques, sobremesas e visita a agroindústrias de queijos e doces, todos com o sabor do Caparaó Mineiro.

Além da degustação da gastronomia, o público do roteiro poderá fazer um belo passeio nos atrativos naturais Parque Nacional do Caparaó, Parque Municipal do Sagui da Serra ou uma visita a Mata do Sossego.

Os aspectos culturais são de extrema importância, pois permitem ao turista conhecer parte da cultura local. E na Região do Circuito Pico da Bandeira, o oferecimento de iguarias, além de saciar a fome das pessoas que estão fora de seu domicílio, são um processo que socializa culturas e intensifica a economia da região onde se desenvolvem as atividades turísticas.

Tradicionalmente, a cultura do Caparaó Mineiro é marcada pela convivência familiar, pelas festas religiosas, inúmeros eventos (Exposições Agropecuárias, Festas do Café e Concursos de Qualidade do Café) e a reconhecida hospitalidade. Nas festas, familiares, amigos e visitantes se juntam para rezar, brincar, cantar e comer. Comer até se fartar. Vivenciar essas festas só faz sentido quando se experimentam os deliciosos e variados pratos da culinária típica, com seus ricos ingredientes e temperos. A gastronomia é, portanto, um dos principais valores da cultura do Caparaó Mineiro.

“Venha viver os sabores do Caparaó! Acesse: www.circuitopicodabandeira.com.br e conheça os estabelecimentos e os pratos participantes do Roteiro Gastronômico”, convida o gestor do Circuito Turístico, Francisco Melo.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.