Portal Caparaó - Corpo de Bombeiros comemora 10 anos em Manhuaçu
Geral

Corpo de Bombeiros comemora 10 anos em Manhuaçu

07/07/2016 - Atualizado em 08/07/2016 09h01

MANHUAÇU (MG) - Há dez anos, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais inaugurava o 2º Pelotão de Manhuaçu. Nesta quinta-feira, 07/07, cerimônia festiva marcou a celebração de uma década realizando o atendimento a diversos tipos de ocorrências, vistorias e prevenção contra incêndio e pânico em toda a região.

Resultado de muitos esforços por parte das autoridades e da sociedade civil organizada a unidade foi inaugurada no dia 7 de julho de 2006, sob o comando do então 2º Tenente Washington Goulart do Nascimento, tendo um efetivo inicial de 28 Bombeiros Militares.

Em nota, o 5° Comando Operacional de Bombeiros, ressaltou que essa data "não é apenas um momento de comemoração, mas também de podermos refletir sobre a evolução da unidade ao longo desses anos de existência. Nós, assim como os militares que por aqui passaram, temos buscado ao longo desses 10 anos, proporcionar a sociedade da regiao do Caparaó: proteção a vida, ao meio ambiente e ao patrimônio. através da busca da excelência no cumprimento das atividades atinentes à profissão Bombeiro Militar, procurando, assim, contribuir para o desenvolvimento da região e do estado".

Atualmente, o pelotão de Manhuaçu é responsável por 26 municípios e atende indiretamente uma população aproximada de 350 mil habitantes o quartel, que atualmente conta com 44 Bombeiros, atende uma média de 228 ocorrências/mês, prestando excelentes serviços à comunidade.

Ainda na nota, o comandante do 5º COB, Coronel Marinaldo Ferreira Lima, ressaltou que existe o planejamento estratégico na instituição para a futura elevação do pelotão de Manhuaçu à Companhia de Bombeiro Militar, incrementando ainda mais o atendimento a população.

RECONHECIMENTO

A cerimônia ainda marcou a entrega de Diplomas de Colaboradores Beneméritos. Foram agraciados o Rotary clube de Mmanhuaçu, representado pelo ex-presidente André Luiz

Pacheco Amaral e a atual presidente Kátia Oliveira; o CONSEP (Conselho de Segurança Pública de Manhuaçu), representado pelo seu presidente, senhor Flávio Lacerda; e o empresário André Farrath, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Caparaó (ADESC).

Também foram entregues os diplomas de Destaques Profissionais do Segunto Pelotão de Bombeiros Militar - 1º semestre: Destaque Operacional: Soldados José Augusto; Soldados Jonatas e Soldado Jean; Destaque Administrativo: Soldado dos Santos; Destaque do Grupamento de Prevenção: 3º Sargento Saulo; e Motorista Padrão: Soldado José Carlos.

A terceira parte da cerimônia foi a entrega da Medalha do Mérito Militar, que se destina a distinguir e premiar os militares do Corpo de Bombeiros Militar em reconhecimento aos bons e leais serviços prestados ao longo da carreira militar.

No grau bronze, foram entregues as medalhas ao Sargento Nemuel Quintão Loures e ao Cabo Cláudio Inácio de Paula. No grau prata, aos bombeiros: Sargento Izaias Martins da Silva; Sargento Francisco de Assis Albuquerque Miranda e ao Sargento Ewerton de Souza Lima.

EMOÇÃO

No encerramento da cerimônia, o Comandante do Segundo Pelotão de Bombeiros Militar, Tenente Flávio Augusto Pires da Mota, falou de seu orgulho e satisfação em integrar o Corpo de Bombeiros, a importância da data e dos militares que integram a unidade, agradeceu aos parceiros e, bastante emocionado, registrou sua felicidade em comandar os Bombeiros em sua terra natal.

Carlos Henrique Cruz - Jailton Pereira - contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.