Portal Caparaó - Sicoob Credilivre lança projeto de recuperação de nascentes
Agronégocios

Sicoob Credilivre lança projeto de recuperação de nascentes

16/07/2016 - Atualizado em 17/07/2016 12h05

MANHUAÇU (MG) - O Dia de Cooperar – Dia C, trata-se de um Projeto a nível nacional, que vem de encontro ao 7º Princípio Cooperativista, o qual se refere ao interesse pela comunidade. Tem por objetivo promover e estimular a integração das ações voluntárias de cooperados, colaboradores e familiares em um grande movimento de solidariedade cooperativista.

Especificamente, no ano de 2016, o Dia C coincide com o Dia do Cooperativismo e também com o aniversário de 24 anos de constituição do Sicoob Credilivre, que é dia 02 de julho.

Desde 2013, a Cooperativa aderiu a este movimento, trabalhando no primeiro ano a Doação de Sangue. Por meio da mobilização da comunidade foi possível captar mais de 1.000 bolsas de sangue, além da captação posterior gerada pelo cadastro de novos doadores.

No ano de 2014 mais de 32 toneladas foram arrecadadas e direcionadas a dezenas de entidades filantrópicas em todas as cidades da área de atuação da Cooperativa.

Para o ano de 2015 a Inclusão Digital levou a Cooperativa a doar mais de 100 computadores com impressoras para entidades filantrópicas localizadas nas cidades da área de atuação.

Nascente Jonadyr Faria

Para 2016, frente ao grande dilema da escassez hídrica que vem alarmando as comunidades, o tema escolhido foi: Água é vida: Recuperando Nascentes. O intuito é que este projeto não se limite ao ano de 2016 como ação do DIA C, mas que tenha uma postergação, até que se tenha realizado o trabalho proposto em no mínimo 12 nascentes nos próximos 3 anos.

O trabalho de recuperação proposto pelo Sicoob passa pela técnica da filtração lenta e com isso o objetivo não somente recuperar a nascente aumentando a quantidade de água disponível, mas também melhorar a qualidade da água para consumo humano e levá-la ao maior número de usuários possíveis, ou seja, um trabalho bem completo.

A escolha das nascentes passa por alguns critérios. É preciso primeiramente ter anuência do proprietário e que ele seja um associado da Cooperativa. Além disso, busca-se nascentes onde haja uma enorme dependência da comunidade ao seu entorno em relação à mesma, como por exemplo, escolas e igrejas, e que, portanto, não atenda somente fins particulares.

O projeto piloto já está em fase de conclusão. A nascente fica localizada na Fazenda da Vovó, Córregos dos Cristinos, município de Luisburgo. No último dia 30 de junho foi realizado no Salão da Primeira Igreja Presbiteriana de Manhuaçu um evento onde foi apresentado o Projeto e entregue ao Proprietário o Registro da Nascente, intitulada “Nascente Jonadyr Faria”.

O Evento contou com a participação de diversas autoridades locais e de municípios da área de atuação do Sicoob Credilivre, como prefeitos, vereadores, secretários de agricultura, líderes comunitários e produtores rurais. Além de representantes da Emater, do Comitê de Bacias Hidrográficas dos rios Manhuaçu e Doce, Faculdades e Instituto Terra, do IF (Instituto Federal), Polícia Militar de Meio de Ambiente, sem contar o quadro gerencial do Sicoob Credilivre.

Sebastião de Lourdes Lopes, Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credilivre fez a abertura do evento, dando as boas vindas aos presentes e explicou como foi escolhido o tema para os trabalhos referente ao DIA C 2016.   Na sequência, Senisi Rocha, Presidente da CBH Águas do Rio Manhuaçu proferiu uma explanação contextualizando os principais problemas e implicações acerca da escassez da água. Em seguida, Isis Amaral Faria e a Diretora do Sicoob, Andreia Oliveira Bahia apresentaram o projeto proposto pelo Sicoob.

O encerramento ficou por conta do Gestor Ambiental Márcio Bahia, quem coordenou todo o projeto e processo de execução de recuperação desta primeira nascente. Na sequência Sebastião de Lourdes Lopes, passou as mãos do proprietário, Jonadyr Faria, o registro da nascente perante o Instituto Mineiro de Gestão de Águas – IGAM.

O Sicoob Credilivre, com esse trabalho pretende ser reconhecido não somente por sua atuação como instituição financeira, mas principalmente deixar um legado que de fato contribua para com o desenvolvimento das comunidades onde está inserido.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.