Portal Caparaó - Entidades se unem em campanha para doação de sangue
Geral

Entidades se unem em campanha para doação de sangue

21/07/2016 - Atualizado em 22/07/2016 10h52

MANHUAÇU (MG) - Com o objetivo de incentivar a doação de sangue voluntária, a campanha “Esperança na Veia” será realizada na região de Manhuaçu de 01 a 31 de agosto. A ação é uma realização conjunta da Maçonaria de Manhuaçu, Rotary Club, Associação de Motociclistas de Manhuaçu e REgião, Lions Club Flor de Manacá e o Capítulo DeMolay Manhuaçu em parceria com o Núcleo Regional da Fundação Hemominas.

De acordo com os realizadores, o objetivo é promover e incentivar a doação de sangue em larga escala para o núcleo regional do Hemominas em Manhuaçu, além de fortalecer o papel social das entidades parceiras e a divulgação da importância e segurança da doação.

LANÇAMENTO

O Venerável da Loja Maçônica União de Manhuaçu, José Geraldo Moreira, conta que a campanha foi apresentada oficialmente na segunda-feira, 18/07, com palestra realizada para as organizações envolvidas na campanha.

As colaboradoras do Hemominas, Silvia Helena Reis, Maria de Fátima B.  Oliveira e Cirlei de Souza Soares apresentaram as condições para ser doador, os procedimentos, a segurança da doação e outras orientações.

Além da divulgação da campanha, mobilização com visitas e estande no centro de Manhuaçu, haverá uma camisa com o tema da campanha "Esperança na Veia" que será distribuída aos doadores.

AGENDAMENTO

Os candidatos à doação devem agendar seu comparecimento pelo site, no agendamento online, ou pelo telefone 155, opção 8, sem custos ao cidadão em qualquer cidade de Minas Gerais, escolhendo o dia e o horário mais apropriado para seu conforto. O call center recebe ligações das 7h até 21h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados e domingos, das 7s até 19h.

Esse agendamento prévio para a doação de sangue é muito importante e ajuda a distribuir as doações ao longo dos horários durante o dia e durante um período maior (de até 10 dias da ligação), fazendo com que as bolsas de sangue vençam em datas diferentes.

O procedimento melhora a agilidade no atendimento ao doador quando comparece à unidade da Hemominas e também melhora a oferta de estoques aos pacientes, pois os hemocomponentes (produtos feitos a partir da bolsa de sangue total) ficam com prazos de validade diferentes, melhorando seu uso em transfusões (plaquetas duram cinco dias e hemácias duram cerca de 35 dias).

Requisitos básicos para doação:

- Maiores de 18 anos, adolescentes entre 16 e 17 anos com a presença dos pais ou com autorização firmada em cartório e maiores de 61 anos que tenham feito pelo menos uma doação até os 60 anos de idade.

- Pesar mais de 50 kg

- Ter boa saúde e dormir bem na noite anterior

- Estar sem ingestão de álcool nas últimas 12 horas antes da doação 

- Estar alimentado com comidas leves. Se a doação for feita  depois do almoço é preciso esperar 3 horas para a digestão.

Quem não pode doar

- Quem teve hepatite depois dos 11 anos

- Usuário de drogas injetáveis,

- Pessoas com tatuagem ou piercing feitos nos últimos 12 meses

- Comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis

- Aquele que tenha se gripado, resfriado ou ferido nos últimos 7 dias

- Grávidas ou lactantes (aguardar 3 meses para parto normal e 6 meses para cesárea). Aqueles que tenham feito laparoscopia ou endoscopia nos últimos 6 meses

- Pacientes de tratamentos dentários (esperar entre 1 a 30 dias conforme o caso)

Agende aqui sua doação: clique aqui

Ou pelo 155, ramal 8. A ligação é grátis.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.