Portal Caparaó - Trabalhadores da agricultura familiar fazem protesto no INSS
Segurança

Trabalhadores da agricultura familiar fazem protesto no INSS

26/07/2016 - Atualizado em 27/07/2016 07h10

MANHUAÇU (MG) - Pela terceira vez, integrantes de movimento da agricultura familiar, liderados pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf) e outras entidades, fizeram manifestação pacífica na agência da Previdência Social (INSS) de Manhuaçu. O protesto nesta segunda-feira, 24/07, inviabilizou o funcionamento da unidade.

De acordo com os números do movimento, cerca de 100 pessoas, entre adultos e crianças, de 15 municípios da região estiveram no protesto. O objetivo foi reclamar das condições de funcionamento da agência e condenar as mudanças anunciadas pelo Governo Federal na Previdência Social.

Um dos líderes do movimento Joseleno Anacleto, da Fetraf Minas Gerais, conta que é a terceira vez que estão “visitando” a agência de Manhuaçu. “A pauta é antiga: mudança do local de funcionamento, que não é adequado para os funcionários e nem para o público que é atendido aqui. Era um galpão de café que foi reformado, mas não é apropriado. É difícil de circular e sem ventilação. Na outra manifestação, prometeram melhorar, e nada fizeram”.

Segundo ele, o movimento está reivindicando para todos os trabalhadores. “Muitos contribuem para a previdência a vida toda e na hora de requerer um benefício, tem toda essa dificuldade. Isso aqui é uma luta de todo, não apenas dos trabalhadores da agricultura familiar”, pontuou.

O movimento foi pacífico e a direção da unidade da Previdência Social ouviu as solicitações do grupo. Entre as dificuldades, os manifestantes reclamaram também da quantidade de atendimentos por dia, pedindo que fosse ampliada.

Joseleno Anacleto disse que o grupo também protestou por causa das mudanças que estão sendo feitas na Previdência Social, como o aumento da idade mínima para aposentadoria e a revisão dos auxílios-doença. “Somos favoráveis a revisarem sim, mas porque não revisam os altos salários de determinadas autoridades. Qual o motivo de somente os trabalhadores e trabalhadoras serem penalizados”, questionou.

Manifestantes permaneceram na agência boa parte do dia, o que inviabilizou atendimentos que estavam agendados. As reivindicações foram ouvidas pela chefe da unidade.

Jailton Pereira - jailton@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.