Portal Caparaó - Bombeiros recebem curso de operação e manutenção de motosserras
Geral

Bombeiros recebem curso de operação e manutenção de motosserras

04/08/2016

MANHUAÇU (MG) - Numa parceria do Senar, Sindicato Rural e 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu aconteceu nesta semana um curso sobre operação e manutenção de motosserras, voltado para militares da corporação de Manhuaçu.

Com a duração de três dias, o curso teve como objetivo qualificar os militares no manuseio e manutenção básica do equipamento. “A motosserra é considerada um equipamento de alta periculosidade e seu uso incorreto pode causa a morte do seu operador ou de pessoas próximas”, disse Joseny leite Teixeira, instrutor do Senar/Minas.

O curso abrange desde os conhecimentos sobre os componentes básicos de uma motosserra, legislação e operação de motosserra, regras de segurança na operação de motosserra, equipamento de proteção individual, Conjunto e montagem do conjunto de corte, troca da corrente, sabre e pinhão; afiação, profundidade de corte, dentre outros. “Nestes três dias os militares também receberam orientações práticas sobre tecnologia de corte de árvores, que desde a derrubada em uma etapa até os mais variados tipos de cortes entre eles: derrubada com fisga, com alavanca, derrubada com cunhas; derrubada de árvore inclinada na direção contrária da queda, derrubada de árvore inclinada na direção de queda desejada, derrubada de árvore com tronco de diâmetro duas vezes maior que o sabre; desgalhamento, traçamento”, completa o instrutor. - Ainda segundo Joseny, o principal objetivo do curso é o de proporcionar ao operador do motosserra a maior segurança possível.

Para o Tenente Flávio Mota, comandante do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, o curso visa aprimorar o atendimento à comunidade, “Esse curso visa proporcionar aos nossos militares a execução de um serviço de poda ou corte de árvore com agilidade e segurança, no manuseio correto e manutenção preventiva do equipamento”, destacou o militar

Os cursos do Senar/Minas estão disponíveis para produtores e trabalhadores rurais, através dos sindicatos e para afins, ou seja, pessoas interessadas em participar dos cursos. De acordo com Isaura Pereira da Paixão, mobilzadora do Senar/Minas em Manhuaçu, “o Senar tem como missão desenvolver ações de Formação Profissional Rural e atividades de Promoção Social voltadas ao público rural, contribuindo para sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania”, disse.

“Com o intuito de intensificar suas ações e oportunizar ao público do campo a melhoria de renda e qualidade de vida utilizando como ferramentas a educação, a sustentabilidade e o conhecimento inovador, o Senar/MG concentra em programas especiais o aprimoramento e a técnica necessários para direcionar aos mais diversos públicos as alternativas de prospecção”, finaliza Isaura.

Jailton Pereira - jailton@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.