Portal Caparaó - Seis ciclistas fazem o Desafio de 200km num dia
Esportes

Seis ciclistas fazem o Desafio de 200km num dia

10/08/2016

MANHUAÇU (MG) - Seis ciclistas de Manhuaçu cumpriram o Desafio 200 km em um dia: Abel Rodrigues, Moisés Ribeiro, Roberta Marinho, Carlos Rangel, André Delogo e Ismael Valentini.

O grupo pedalou de Manhuaçu até Caiana e parte da zona rural de Carangola e voltou. O trajeto de 205 quilômetros foi percorrido em pouco mais de 11 horas neste sábado, 06/08.

O chamado desafio dos Guerreiros das Montanhas foi criado por Guenael Dornelas. Pode ser feito em qualquer lugar, desde que cumpra os 200 quilômetros num dia e 80% do trajeto seja em caminhos de terra. Eles saíram de Manhuaçu, passaram por Reduto, Manhumirim, Alto Jequitibá, Caaparaó, Espera Feliz, Caiana e Carangola e retornaram.

Abel Rodrigues conta que no desafio “a pessoa que escolhe o percurso que deseja desde que tenha 80% de estrada de chão e pegar a maior elevação que conseguir. O desafio é individual e precisa ser feito em 24hrs. Para fazer o desafio e preciso de marca em aplicativos com GPS que mostre detalhes do percurso para avaliação”.

Guenael Dornelas foi quem criou o desafio. Ele criou o grupo Guerreiros das Montanhas e todo ano faz a proposta aos ciclistas com o período para ser cumprido. O desafio vale pra todo Brasil e tem como slogan: “Louco hoje, lenda amanhã!”.

O DESAFIO

Guenael Dornelas é de Vieiras (MG), professor e há 4 anos tem se dedicado ao ‘mountain bike’, incentivando pessoas para aderirem ao esporte. “Comecei a pedalar depois de um acidente de carro, onde fraturei a perna, o tornozelo em dois lugares, e com isso não podia mais correr, pois era o que fazia antes. A região é o verdadeiro paraíso para o ‘mountain bike’, lugares fantásticos onde temos o esporte na essência“, disse Dornelas.

Adepto de um aplicativo de treinamento que utiliza dados georreferenciados, que marca os locais e a velocidade que o ciclista percorreu, observou que todos os meses são lançados desafios para serem cumpridos diretamente no aplicativo. “Os desafios são baseados no ciclismo de estrada e eu ficava meio com raiva disso. Aconteceu o Audax em Itaperuna (RJ), também focando o asfalto, e vi muita gente modificando suas ‘mountain bikes’ para participar, aí disse que faria os 200 km do Audax, só que na estrada de chão”. Com essa ideia em mente, resolvi criar o Desafio dos 200 e fui o moderador, analisando as atividades de cada participante”, conta Guenael Dornelas.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br - Envie informações para o whatsapp do Portal Caparaó 33 999 509 609

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.