Portal Caparaó - Colégio América inaugura unidade em Vitória (ES)
Geral

Colégio América inaugura unidade em Vitória (ES)

15/09/2016 - Atualizado em 16/09/2016 08h48

VITÓRIA (ES) - O Colégio América inaugura nesta semana sua mais nova unidade, na cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo. O grupo de Manhuaçu avança com projeto de expansão para a região capixaba seguindo os bons resultados alcançados em Minas Gerais.

A localização escolhida vai ao encontro do perfil do colégio: Bairro Mata da Praia - jovem bairro, criado em 1970, que é considerado até hoje um dos melhores lugares para se viver na capital do Estado do Espírito Santo. De localização privilegiada, a região tem clima bucólico e excelente planejamento, tendo sido o primeiro bairro planejado de Vitória.

Com terrenos muito bem divididos, a região obedece ao critério de que em áreas onde são construídas casas não há prédios e vice-versa. Os prédios também não são ‘colados’ uns nos outros, ao contrário. Há distanciamento de até 16 metros entre eles. Os edifícios também não possuem fundos, só frente, seja para o mar ou para o morro do Mestre Álvaro. Todo esse planejamento foi possível graças a um regulamento tão eficiente e moderno que, mesmo após a implantação do Plano Diretor, nunca foi alterado.

Inicialmente a Mata da Praia era para ter sido uma extensão do bairro Jardim da Penha. Toda a área que envolve os dois bairros fazia parte de uma fazenda que, após ser urbanizada, em 1952, transformou-se no Loteamento Cambury.

Foi nessa época que constitui-se o bairro Jardim da Penha, mantendo-se intacta a região da Mata da Praia. Somente muito tempo depois, pensou-se na utilização da área que, por preservar grande mata de vegetação nativa, ganhou o nome que tem até hoje.

Outra coisa que pouca gente sabe é que a mata originária da região ainda existe no bairro e está presente nas cinco praças que constituem o Parque Municipal Padre Afonso Pastore que, transformado em parque no dia 03 de junho de 1997, conta com 44.021m² de vegetação remanescente de mata esclerofila litorânea típica de solos de restinga.

Além de ser um dos poucos locais de Vitória que preserva sua vegetação original, Mata da Praia oferece contato com a natureza em plena cidade e possibilidade de se praticar esportes como futebol de salão ou campo, tênis, bocha e Cooper. O bairro também possui dois playgrounds com parquinhos equipados com brinquedos fixos para as crianças.

Hoje em dia, o foco principal do planejamento dos novos bairros está pautado no desenvolvimento sustentável. O curioso na história de Mata da Praia é que o assunto já era discutido há 42 anos. Tendo como base uma constituição diferenciada em relação aos outros bairros de Vitória, tudo foi pensado ao longo de seu rico planejamento. O capeamento das ruas, por exemplo, é de argila, retirada do local onde é hoje o Parque Pedra da Cebola. O Colégio América faz divisa com este parque, que será utilizado em inúmeras atividades pedagógicas.

Na nova unidade, o Colégio América também implantará seus diferenciais, sendo uma escola bilíngue, com o material e o suporte da Oxford University da Inglaterra, bem como a utilização da Lego Education, aulas contextualizadas à série de cada aluno, com o trabalho das habilidades necessárias para o sucesso profissional do século XXI, como trabalho em equipe, disciplina, organização, oratória, liderança e inovação.

Redação do Portal Caparaó - contato@portalcaparao.com.br - Whatsapp do Portal Caparaó 33 999 509 609

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.