Portal Caparaó - Escola Salime Nacif realiza Virada da Educação
Geral

Escola Salime Nacif realiza Virada da Educação

25/09/2016 - Atualizado em 26/09/2016 12h20

MANHUAÇU (MG) - No último sábado, dia 17, as escolas da rede estadual de ensino realizaram as atividades da Virada Educação Minas Gerais, dedicada à mobilização de estudantes, pais, professores e funcionários para mostrarem à comunidade as ações que desenvolvem. Outro objetivo é o chamamento de jovens em situação de evasão escolar, para que retomem os estudos. Cada escola realizou suas atividades de acordo com quatro tipos de ações: diálogos, que englobam ações como rodas de conversas, debates e mesas redondas; exibições, ações que explorem linguagens audiovisuais, apresentações artísticas ou mostras; intervenções, iniciativas que englobam atividades relacionadas a passeatas e visitas à comunidade; e trilhas e oficinas, que são ações de caráter formativo, oficinas e jogos.

Manhuaçu – A Escola Estadual Salime Nacif realizou a “Virada da Educação em Minas Gerais” (VEM), iniciado na parte da tarde o evento contou com a participação da comunidade escolar, funcionários, ´pais e alunos, onde foram apresentados os resultados das avaliações externas com o crescimento da escola e as ações realizadas com intuito de melhorar ainda mais seus resultados.

“Torna-se impossível pensarmos em sucesso da aprendizagem sem a participação de todos os envolvidos: direção, especialistas, professores, alunos e pais. Envolver a comunidade permite-nos fazer uma leitura mais condizente com a realidade, considerando cada escola e cada sujeito no seu contexto, considerando as peculiaridades de cada realidade escolar”, frisou Maisa Damasceno, Diretora do educandário

Dentro das atividades do “VEM” aconteceram apresentações artísticas como danças e teatro com os alunos do 1º ao 5º ano e concurso da Rainha da Primavera 2016. “Procuramos valorizar habilidades de cada aluno, somando os valores e diversidades, que garantem o entrelaçamento da escola com a comunidade, consolidando o direito à aprendizagem, garantindo assim novas apropriações de um território em direção à construção coletivo de uma comunidade mais conectada com o aprender e o ensinar”, disse.

A secretária de Estado de Educação Macaé Evaristo através do site da SEE destacou a importância da participação das famílias no dia a dia dos alunos, independentemente da idade: “A escola sozinha não dá conta. Precisamos da articulação com outros setores, mas, principalmente, precisamos do apoio das famílias e da comunidade. Este dia, da Virada, é uma chamada, uma forma da gente dizer que estamos juntos e que precisamos muito de cada um. Eu costumo dizer que quando as crianças são menores, as famílias normalmente participam muito do dia a dia da escola. Depois que eles crescem, a gente acha que eles não precisam tanto. Mas eu acho que a juventude está pedindo socorro, tá pedindo o nosso cuidado, a nossa atenção e o nosso acompanhamento”, apontou Macaé.

Além disso, ela ressaltou a importância da participação da comunidade: “Nós temos que resgatar o envolvimento da comunidade com a escola. A comunidade tem que estar presente, eles ainda estão entendendo a importância da participação deles no aprendizado dos alunos”. Como estratégia para atrair a comunidade, a diretora destaca as atividades abertas que a escola promove: “Temos que deixar de usar só o espaço da sala de aula e usar todo o espaço - o pátio, a quadra, a área verde nos fundos, a praça na frente – com atividades como hip hop, informática, capoeira, futebol. Nossa filosofia é receber bem a comunidade e tratar todos muito bem”, conclui. Maria Aparecida Pinheiro, mãe de dois alunos da escola, concorda: “Estamos dentro da escola, participando do colegiado e eu vejo o crescimento da escola. Os alunos estão mais entusiasmados”.

Campanha VEM

A Campanha deste ano acontece de 17 de setembro a 28 de outubro de 2016 e os locais de inscrição serão as próprias escolas, que deverão fazer a inscrição (pré-matrícula) dos jovens que as procurarem neste período. A escola deverá acolher o pedido de matrícula, considerando os níveis e modalidades de ensino que já oferta. Não haverá restrição em relação ao endereço residencial do requerente, ou seja, deverão ser aceitas as inscrições inclusive daqueles jovens que não residirem nas proximidades da escola.

Jailton Pereira - jailton@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.