Portal Caparaó - Conselho municipal debate saúde em Manhuaçu
Geral

Conselho municipal debate saúde em Manhuaçu

14/10/2016 - Atualizado em 15/10/2016 12h11

MANHUAÇU (MG) - Conselheiros de saúde se reuniram no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Vergílio Nascimento da Costa.

A reunião começou com a discussão sobre a aprovação ou não por parte do Conselho da construção das unidades de saúde dos Bairros São Vicente e Santa Luzia, já iniciadas pela Prefeitura de Manhuaçu, sem que o assunto fosse apreciado e aprovado pelo Conselho, gerando inclusive uma Moção de Repúdio ao prefeito Nailton Heringer.

Conselheiros decidiram avaliar primeiro as escrituras dos terrenos e os documentos pertinentes para depois colocar em votação. As comissões responsáveis farão as análises. “Deixamos claro que o Conselho não tem interesse em prejudicar os usuários dos referidos bairros, mas a aprovação ou não, precisa acontecer de forma consciente e responsável”, disse o presidente do CMS.

Coleta seletiva de lixo

Conselheiros foram informados como está acontecendo a campanha de divulgação e o projeto piloto de coleta seletiva de lixo na região dos bairros da Baixada, em Manhuaçu. Estiveram presentes duas integrantes do projeto (Senhoras Valéria e Patrícia), explicando que a coleta já está acontecendo e que a meta é realizá-la em toda cidade. Atuam na coleta os colaboradores da ASCAMARE (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Manhuaçu).

O projeto é uma parceria do SAMAL – Serviço Municipal de Limpeza Urbana, a ONG Pró Rio Manhuaçu, com a participação da empresa de consultoria Germinar.

Mais prazo para trabalho de comissões

Conselheiros aprovaram o pedido de prorrogação de prazo até a reunião de novembro do CMS para as comissões responsáveis apresentarem seus pareceres sobre os levantamentos que estão sendo feitos no setor de Ortopedia do SUS e quanto às denúncias referentes à saúde apresentadas por um funcionário público do município.

Novo Regimento Interno do CMS

O Conselho de Saúde está discutindo a formulação de um novo Regimento Interno com base na Lei de Reestruturação do Conselho Municipal de Saúde (Lei Municipal nº 9.619, de 30/08/2016). Conselheiros receberam cópias do Regimento vigente e da referida Lei para estudo e apresentações de propostas para uma próxima reunião. A eleição de novos conselheiros acontecerá a partir da aprovação do novo Regimento.

Eleição de novos conselheiros

No período de 7 a 30 de novembro, o Conselho Municipal de Saúde se mobiliza para escolha dos novos membros do COUS (Conselhos de Unidades de Saúde) e consequentemente, eleição de novos conselheiros municipais de saúde, bem como de sua nova mesa diretora para período 2017-2019. Conforme a secretária do CMS, Elisabeth Marçal, durante as reuniões será debatido o tema Controle Social.

Assuntos Gerais

Conselheiros autorizaram a Administração do Município a dar prosseguimento à aquisição de medicamentos (injeção Intravítrea), para tratamento de problemas na visão, para cinco pacientes que precisam do mesmo com urgência.

Também foi solicitada a regularização da entrega de insumos utilizados no dia a dia da unidade de saúde de São Pedro do Avaí, onde, conforme o conselheiro Jadir Nunes, estava em falta até faixas utilizadas para procedimentos corriqueiros.

Cobrou-se ainda o transporte de lixo especial da unidade de saúde de Bom Jesus de Realeza para a unidade de saúde de Santo Amaro de Minas. O presidente do CMS, Vergílio Nascimento da Costa, explicou ao conselheiro José Garcia o motivo do não recolhimento. Garcia disse que se responsabilizará em levar o lixo até Santo Amaro de Minas, onde uma empresa credenciada faz o recolhimento.

Conselheiros pediram ainda mais agilidade no agendamento de consultas nas unidades de saúde. Quanto a consultas na policlínica Dr. Jorge Hannas (Casa Azul), que seja comunicado aos pacientes com mais antecedência, para que o deslocamento dos mesmos seja feito em tempo hábil.

Foi cobrada a contratação de um farmacêutico para entrega de medicamentos farmácia da unidade de saúde do Bairro Bom Jardim, também esclarecido pelo presidente do CMS.

Luiz Nascimento

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.