Portal Caparaó - Outubro Rosa e Novembro Azul
Geral

Outubro Rosa e Novembro Azul

18/10/2016 - Atualizado em 18/10/2016 16h33

MANHUAÇU (MG) - As campanhas de sensibilização Outubro Rosa e Novembro Azul consistem em uma parceria que visa a prevenção do câncer. Neste período diversas atividades visam a sensibilizar homens e mulheres sobre a importância dos cuidados com a saúde, especialmente, com a prevenção do câncer de mama e de próstata.

Outubro Rosa e Novembro Azul

O movimento que é comemorado mundialmente, busca a conscientização de todos sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de próstata. Por isso nesse período os colaboradores realmente vão vestir a camisa da campanha. Tais propostas ajudarão a sensibilizar e mobilizar mulheres e homens sobre a importância de se cuidar, afinal, para se viver bem a saúde vem em primeiro lugar.

O combate ao câncer de mama já se faz presente há muitos anos no Brasil, poucas pessoas sabem, mas se o câncer de mama for descoberto em fase inicial, às chances de encontrar um diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura são bem animadoras. Portanto o câncer de mama tem cura, mas só poderá ser feita se for em fase inicial, daí então a importância de estar sempre verificando através de exames de rotina.

Câncer de Próstata: no Brasil, doença é uma das principais causas de mortes entre os homens

O mês de outubro é marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, em novembro é vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido pois a próxima segunda-feira (17) é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.

A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.

Exames

Quanto antes a doença for diagnosticada mais eficaz é o tratamento e numa parceria entre o Laboratório São Lourenço, a Hermes Pardini, Núcleo Anatomia Patológica e o Centro de Diagnósticos por Imagem de Manhuaçu - CDI, está sendo desenvolvida em Manhuaçu a “Campanha em Prol da Vida”.

De acordo com o José Eustáquio Ambrósio da Costa a campanha de prevenção precisa levar em conta as questões financeiras, principalmente neste momento de crise que o país enfrenta. “Informação é tudo! Mas não precisamos apenas esclarecer a população que ela precisa se cuidar, mas também tornar tais exames acessíveis a todas as classes, a qualquer renda”, afirma.

De 1º de outubro a 30 de novembro todas as unidades do Laboratório São Lourenço estarão realizando exames de diagnósticos de câncer a preços extremamente reduzidos. “Não adianta difundir campanhas de prevenção da doença se a grande maioria da população não tem acesso ao diagnóstico então nessa parceria com estas instituições estaremos oferecendo exames com valores a partir de R$ 15 reais. Esta é uma oportunidade única para a população”, finaliza José Eustáquio.

Jailton Pereira

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.