Portal Caparaó - Confira a tabela de vencimento do IPVA 2017 em Minas
Geral

Confira a tabela de vencimento do IPVA 2017 em Minas

04/12/2016 - Atualizado em 05/12/2016 08h38

MANHUAÇU (MG) - Em média, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2017, em Minas Gerais, estará 4,4% mais barato que o desse ano. O anúncio da escala de pagamento foi feito, ontem, pelo Governo Estadual, e o pagamento já pode ser feito. Os primeiros vencimentos serão na segunda semana de janeiro. Em Manhuaçu, a frota tributável para o próximo ano é de 34 mil veículos.

Os primeiros vencimentos no Estado vão acontecer no dia 9 de janeiro, para os veículos de placas de finais 1 e 2. Os vencimentos da primeira parcela seguirão nos dias 10, para placas de finais 3 e 4, 11 para finais 5 e 6, 12 para finais 7 e 8 e 13 para placas finalizadas em 9 e 0. O pagamento em cota única, que dá desconto de 3%, pode ser feito nos primeiros vencimentos de cada placa. A escala se encerrará em 15 de março.

As consultas estão abertas no site da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), pelo telefone 155 ou por meio do aplicativo IPVA-MG. O pagamento pode ser feito na rede bancária e nas casas lotéricas Banco do Brasil, Mais BB, Banco Postal, Bradesco, Itaú-Unibanco, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Santander e SICOOB. Os valores dos impostos, segundo a Secretaria, tiveram como referência o valor venal da frota, subsidiada por pesquisa de mercado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/USP).

O atraso do pagamento do IPVA 2017 gera multa de 0,3% ao dia até o 30º dia, e de 20% após o 30º dia. Os juros são calculados sobre o valor do imposto ou das parcelas, acrescido da multa. Do total do valor arrecadado com o IPVA, 20% são repassados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). Outros 40% vão para o caixa único do Estado e 40% para o Município de licenciamento do veículo. O subsecretário da Receita Estadual, João Alberto Vizzotto, disse que não necessariamente os valores arrecadados estão vinculados com aplicação no trânsito.

Taxa de licenciamento

Enquanto o IPVA teve redução, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) teve aumento de quase 8% para o exercício 2017. O valor chegou a R$ 92,66, contra R$ 85,81 cobrados em 2016. Já é possível pagar a taxa. O vencimento é em 31 de março.

Acesse o site da Fazenda - Ipva 2017

Redação

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.