Portal Caparaó - Lançado oficialmente o projeto do Centro da Agricultura Familiar (CEAFA)
Agronégocios

Lançado oficialmente o projeto do Centro da Agricultura Familiar (CEAFA)

16/02/2017 - Atualizado em 17/02/2017 10h17

MANHUAÇU (MG) - Aconteceu na última quinta-feira, o lançamento oficial do projeto do CEAFA - Centro de Abastecimento da Agricultura Familiar, localizado entre os distritos de Realeza e Santo Amaro de Minas.

Durante a cerimônia de apresentação, o empreendedor Nixon Jaime de Almeida destacou como será o empreendimento e deu detalhes de toda infraestrutura do complexo comercial e imobiliário.

Ele ainda pontuou que o CEAFA foi planejado nos mesmos moldes de gestão do Mercado Central de Belo Horizonte, apresentando também a parceria com o Superintendente do Mercado Central, Luiz Carlos Braga, que participou do lançamento e deu detalhes do funcionamento do sistema na capital.

O presidente da Construtora Líder, Dr. Carlos Carneiro Costa, apresentou os projetos que já realizou como Minas Shopping, GV Shopping, Shopping Contagem, Life Center, e muitos outros empreendimentos de qualidade e que também foram implantados em São Paulo, Brasília e outras cidades e estados.

Ele também anunciou a proposta do “Residencial Valle de La Vie” que será um condomínio fechado de alto padrão, onde irá valorizar a vista para as montanhas que cercam o horizonte de Manhuaçu, incluindo a Serra do Caparaó.

O evento realizado na Câmara Municipal teve a presença da Prefeita Cici Magalhães, do Vice-prefeito Renato da Banca, Secretário de Agricultura, Flânio Alves e Secretário de Comunicação Social Alexandre Junqueira, o presidente da Câmara Jorge Augusto Pereira (Jorge do Ibéria), os empreendedores e parceiros do projeto Dr. Heron Werner e sua esposa Nilma Pacini Werner, diversos agricultores, empresários e lideranças da região.

PROJETO DO CEAFA

O CEAFA (Centro Regional de Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar de Manhuaçu) está sendo construído num terreno entre os distritos de Santo Amaro de Minas e Realeza, ao lado do aeroporto e na margem da rodovia BR-262.

Desde o ano passado, foi iniciado o serviço de terraplanagem do terreno e do trevo - conforme projeto aprovado pelo DNIT. O CEAFA foi projetado para atender a um público estimado de dois milhões de habitantes e gerar cerca de três mil novos empregos.

O espaço principal do Centro da Agricultura Familiar foi planejado para comportar cerca de quatrocentos pontos de vendas para atender, no atacado e varejo, a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros, incluindo laticínios, peixaria e açougues, e contando com serviços de bancos, lanchonetes, bares e restaurantes, artesanatos e especiarias diversas.

Além do empreendimento da agricultura familiar, o projeto tem um amplo estacionamento rotativo e um atacado e varejo (atacarejo) com um lojão de 3.500 metros quadrados, em uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados que fará distribuição de produtos alimentícios, secos e molhados, para atender, com os melhores preços, as necessidades das famílias, supermercados, restaurantes, hotéis, hospitais, escolas, sacolões, lanchonetes e mercearias de toda região.

Atualmente, o abastecimento de produtos hortifrutigranjeiros para os comércios de toda região tem um elevado custo de transporte. Além de Caratinga, os atuais postos de abastecimentos (CEASAS) ficam a uma distância de 250 km, quando se utiliza o de Vitória, no Espírito Santo, e o de Belo Horizonte, a aproximadamente 300 Km.

Além de encurtar a distância entre os produtores, consumidores, distribuidores e comerciantes de toda região, contribuirá com economia de custos e tempo de viagens para se abastecerem, oferecendo qualidade, diversificação de produtos e preços mais competitivos de mercado.

O CEAFA será disponibilizado para os produtores rurais e comerciantes que terão seus espaços - sua pedra ou loja - sendo comercializados em breve. No momento, o grupo empresarial faz a reserva de locais para os interessados.

Além da apresentação oficial em Manhuaçu, diversos produtores da região já participaram da palestras e visitas ao Mercado Central e à CEASA em Belo Horizonte para conhecer o modelo de gestão do negócio.

Ao lado do empreendimento, diversos lotes, com metragem acima de 400 metros quadrados, serão comercializados para contemplar serviços diversificados como: equipamentos agrícolas, lojas de fertilizantes, vendas de tratores agrícolas, agências de automóveis e outras variedades de comércios e prestadores de serviços.

Carlos Henrique Cruz - com informações - Fotos Lucas Knupp

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.