Portal Caparaó - Secretária de Saúde ministra palestra sobre Febre Amarela
Geral

Secretária de Saúde ministra palestra sobre Febre Amarela

03/03/2017 - Atualizado em 04/03/2017 10h50

MANHUAÇU (MG) - Com tema “Epidemiologia e Aspectos Gerais da Febre Amarela”, a Secretária Municipal de Saúde de Manhuaçu, Dra. Karina Gama dos Santos Sales, visitou e palestrou para os alunos dos cursos da área de saúde da Faculdade do Futuro na noite da terça-feira, 21/02. O evento realizado na quadra da faculdade também serviu para a secretária receber duas homenagens da instituição de ensino onde estudou: uma placa e um certificado pela palestra, além do carinho na recepção pela Faculdade por meio de sua direção e coordenação.

Karina Gama começou destacando o desafio que teve diante do surgimento do surto de febre amarela silvestre no município ainda com menos de 30 dias de sua gestão frente à Secretária Municipal de Saúde. Em seguida conceituou sobre a doença e como se dá o seu diagnóstico e tratamento.

União de todos

A secretária de Saúde explicou como se deu o enfrentamento da doença no município com plena mobilização e dedicação de todos o envolvidos, desde a Prefeita Cici Magalhães aos funcionários que atuam diretamente com a população, notadamente, aqueles se motivaram para vacinar todos os que procuravam as unidades de saúde e ainda nas visitas às empresas, entidades, etc. Ao todo o município de Manhuaçu distribuiu cerca 70 mil doses de vacina que foram disponibilizadas com agilidade pela Secretaria Estadual de Saúde.

A se destacar neste enfrentamento a preparação dos profissionais das unidades de saúde e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), diante de um surto de doença que trouxe para as unidades um momento novo de grande procura pelas vacinas e pelo tratamento. No caso da UPA, não somente pacientes de Manhuaçu e toda a região afetada pela febre amarela. “Nos preparamos com agilidade e conseguimos prestar um atendimento de forma organizada à população, reforçou Karina Gama. A secretária de Saúde destacou ainda a união com o Hospital César Leite que disponibilizou sua estrutura e equipe para atendimento aos pacientes de Manhuaçu e da região. Todo esforço foi feito pela Secretaria de Saúde para oferecer ao HCL o que era necessário naquele momento para assegurar atendimento a todos.

Desafios e propostas

Ao final Karina Gama falou dos desafios que tem à frente da Secretaria Municipal de Saúde e das propostas para a pasta durante a gestão da Prefeita Cici Magalhães, com a escuta sempre dos envolvidos e comprometidos com a causa e a busca de uma saúde pública onde todos possam ser atendidos dignamente.

Antes do encerramento do evento os alunos fizeram perguntas sobre o tema apresentado na palestra.

Luiz Nascimento - ManhuaçuNews

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.