Portal Caparaó - Com manhuaçuense, Sub-18 do Palmeiras fatura Torneio na Suíça
Esportes

Com manhuaçuense, Sub-18 do Palmeiras fatura Torneio na Suíça

17/04/2017 - Atualizado em 18/04/2017 14h17

BELLINZONA / SUÍÇA - A equipe Sub-18 do Palmeiras venceu o HNK Rijeka-CRO por 2 a 1, na manhã desta segunda-feira (17), e conquistou o tricampeonato do Torneio Internacional de Bellinzona, na Suíça. Com duas vitórias e três empates, o segundo título consecutivo do Verdão na competição veio de forma invicta – a esquadra foi campeã em 2007 e 2016.

O torneio tem como destaque o jogador manhuaçuense Gabriel Afonso na competição na Suíça.  Ele foi autor de um dos dois gols em cima da Internazionale de Milão na semifinal, no sábado. O atual campeão venceu os italianos nos pênaltis (7 a 6), após empate em 2 a 2 no tempo normal.

DECISÃO

A partida decisiva teve tons de alegria e tensão ao longo dos 90 minutos. O Verdão abriu o placar aos oito minutos, com o zagueiro Gabriel Lacerda. O gol tranquilizante diante dos croatas, que pressionaram o tempo todo em busca do empate, veio somente aos 30 da etapa final, com Gabriel Barbosa. O Hijeka chegou a diminuir nos acréscimos, mas não foi suficiente para frear a conquista invicta palestrina. 

O título coroou o trabalho do “novo técnico” Gilmey Aimberê. Auxiliar técnico do treinador João Burse no Sub-20, o comandante foi o responsável pela equipe em Bellinzona, já que a outra metade do elenco ficou no Brasil para a disputa da Copa do Brasil da categoria. “Estou muito feliz pela oportunidade de ter vindo para Bellinzona e defender com muita honra e alegria as cores do clube e o título do torneio. Missão dada é missão cumprida, e conseguimos colocar o clube novamente no ponto mais alto da competição. É o primeiro ano desses garotos como Sub-20 e já faturamos uma taça dessa expressão. O brilho é deles”, celebrou.

A trajetória vitoriosa do Alviverde começou no Grupo B da competição, que contava com Honved Budapest-HUN, Grasshopper-SUI e Brøndby-DIN. Na estreia, o empate em 2 a 2 diante dos suíços não abalou a equipe, que buscou a classificação na segunda colocação após vencer o Honved por 2 a 1 e ficar no 1 a 1 com os dinamarqueses da chave.

Na semifinal, o clássico internacional diante da Inter de Milão teve fortes emoções. Após sair à frente do marcador, o Palmeiras viu os italianos virarem o jogo no segundo tempo, mas não cedeu à pressão e levou o duelo para os pênaltis após empatar em 2 a 2. Nas cobranças, 7 a 6 para o Verdão, finalista da competição pela segunda vez consecutiva.

A campanha teve números melhores em relação ao ano passado. Em 2016, o Verdão fez uma bela campanha de recuperação e levou a taça de Bellinzona nas cobranças de pênaltis, diante do Krasnodar (Rússia), após empatar em 1 a 1 no tempo regulamentar. O meia-atacante Vitinho, hoje no elenco profissional do clube, recebeu o prêmio individual de melhor atleta da competição. O time obteve uma vitória (Midtjylland), três empates (Krasnodar, Sion e Ticino) e uma derrota (Krasnodar, ainda na primeira fase).

Já em 2007, o clube venceu o Torneio de Bellinzona pela primeira vez após vencer os anfitriões do Ticino Team na final, por 3 a 1. O clube foi o único sul-americano daquela edição, que reuniu Barcelona, Tottenham, Basel, Borussia Monchengladbach, Santa Cruz Breakers e Ticino. Na semifinal, o time mostrou bom desempenho para superar o Barcelona, por 1 a 0, depois de terminar a fase inicial na liderança de seu grupo, com duas vitórias e uma derrota.

Redação do Portal Caparaó - Com informações do Palmeiras

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.