Portal Caparaó - Universitários da Faculdade do Futuro na Pedra Dourada
Agronégocios

Universitários da Faculdade do Futuro na Pedra Dourada

10/05/2017 - Atualizado em 11/05/2017 08h25

LUISBURGO (MG) - Estudantes do curso de Ciências Biológicas da Faculdade do Futuro de Manhuaçu realizaram uma aula de campo na Reserva Pedra Dourada sob a coordenação da professora Mariana Aparecida Silva Godinho e apoio monitores do 3º e 7º período. Como de praxe, visitaram a sede das Fazendas Klem e seguiram o percurso ao topo da montanha acompanhados pelas monitoras e biólogas Luziana e Silmara.

Localizada na Pedra Dourada, em Luisburgo, a unidade de conservação foi criada e é mantida por particular. O sonho teve início há mais de 30 anos entre dois amigos apaixonados pela natureza, com uma preocupação e visão futura para a preservação ambiental.

O proprietário dos 190 hectares de terra, Nagipe Viana Klen conheceu o ambientalista Eduardo Bazém, e juntos passaram a sonhar com a transformação de toda a área na reserva da Pedra Dourada, que está a 1.810 metros de altitude e geografia favorável. Agora, prestes a se tornar uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

A reserva traz um encantamento a quem visita e no ponto mais alto oferece visibilidade capaz de levar os olhares aos quatro cantos, onde é possível observar a existência de uma riqueza ambiental muito singular. Passeando pela reserva, percebe-se que a natureza encarregou de mesclar vegetação da Mata Atlântica e espécies da flora que dão o tom da beleza natural. A fauna também está aparecendo em alguns pontos da reserva, com sua diversificação. A trilha principal tem nível de dificuldade moderado e pode ser feita por pessoas acima de 10 anos.

Com Eduardo Bazém / Fotos Silmara Emília

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.