Portal Caparaó - Café: Campeonato Brasileiro de Aeropress será neste sábado em Espera Feliz
Entretenimento

Café: Campeonato Brasileiro de Aeropress será neste sábado em Espera Feliz

26/05/2017 - Atualizado em 27/05/2017 11h44

ESPERA FELIZ (MG) - O III Campeonato Brasileiro de AeroPress, que tem o aval da WAC (World AeroPress Championship), acontecerá no Sítio Santa Rita, localizado na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo bem às margens do Parque Nacional do Caparaó na zona rural do município de Espera Feliz, no dia 27 de maio, sábado.

A competição, realizada pela terceira vez no país, teve inscrições limitadas. O evento acontecerá no Sítio Santa Rita, bem na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, e terá como juízes Bebel Silva Hamu (AHA Coffee), Jhone Milanez B. Lacerda (Sítio Santa Rita) e Eystein Veflingstad (campeão da versão norueguesa do campeonato de 2014 e organizador do evento no Brasil).

Desde meados de 2000, com o primeiro World Barista Championship, a onda dos Cafés Especiais vem se espalhando mundialmente e impulsionando a criação de diversas competições, nos mais variados moldes, envolvendo a bebida. A lista de eventos que ajudam a dar visibilidade e alavancar a carreira dos Baristas vai desde o requisitado e conhecido WBC à competições de preparo, degustação, latte arte, torra, café turco e até drinks a base de café.

Nos circuitos “alternativos”, uma modalidade competitiva que vem chamando atenção e ganhando cada vez mais espaço é o Aeropress. A competição conquistou uma nova geração de Baristas com sua comunicação dinâmica e uma proposta de campeonato mais leve e livre de protocolos, dispensando o julgamento de formalidades técnicas e tendo como critério-chave o resultado final da bebida na xícara. Por ser “fora do eixo” e muito menos engessado que as competições tradicionais, o Campeonato de AeroPress é um espaço informal e inclusivo, ao mesmo tempo em que prima pela alta qualidade do café elaborado.

Enquanto os Baristas competem produzindo café de altíssimo nível, os patrocinadores podem exibir seus produtos através de estandes e interagir com o público, que também usufrui de apresentações artísticas e da comercialização de comidas, bebidas e souvenires. As camisetas, canecas e cartazes do evento, são sempre muito procurados e este ano contam com arte do escritório de design “Na Casa da Joana”. “A ideia foi levar toda a sofisticação do método de extração AeroPress para a “roça”, como um reencontro às raízes. No desenho do cartaz, deixamos de lado o cinza pálido das grandes cidades e abrimos espaço para a explosão de cores do cafezal em produção. A xícara de ágata colorida, as montanhas, o verde, a hospitalidade e o café do Caparaó nos inspirou para a realização desse trabalho.”, comenta Rogério Campos, um dos sócios do escritório.

Os primeiros 27 Baristas inscritos terão direito a competir e o grande vencedor representará o Brasil no World Aeropress Championship em 2017, com direito a passagem e estadia em Seoul, na Coreia do Sul. Vale lembrar que, ano passado, o Campeão Brasileiro, Hugo Rocco, do Moka Clube, conseguiu um impressionante terceiro lugar no mundial, sediado em Dublin na Irlanda.

Este ano, o grão utilizado na competição será um Caparaó Amarelo do Sítio Santa Rita, produzido em solo capixaba a 1250 metros de altitude, de secagem lenta e controlada por Jhone Lacerda, criador do “Salada de Frutas”, um método de fermentação de café que potencializa a qualidade da bebida e ainda altera positivamente suas notas sensoriais. Será torrado por Fred Ayres (A Cafeteria) especialmente para o evento. os 27 sortudos que irão participar do Campeonato Brasileiro de Aeropress 2017, no Sítio Santa Rita, localizado na Serra do Caparaó (MG).

Confira a lista dos inscritos:

Adriene Pereira Cobra Costa Souza – OopCoffee – Belo Horizonte (MG)

Alexandre Fidelis Freitas Leal – Academia do Café – Belo Horizonte (MG)

Amandha Macedo Locatell – Rause Café – Curitiba (PR)

Ana Carolina dos Santos Salvadori – Café Du Coin – Cascavel (PR)

Antonio Luiz Matarazzo Lisboa Santos – Amador – Caconde (SP)

Camila Franco de Souza – Lucca Cafés Especiais – Curitiba (PR)

Danilo AvellanedaPajor – Marie MarieBakery – São Paulo (SP)

Eduardo Henriques Gabriel Dos Santos – Kaffa Torrefação Cafés Especiais – Espera Feliz (MG)

Eliabe Bastos Banca – FullBeardCoffee – Campos dos Goytacazes (RJ)

Emerson Do Nascimento Bezerra – Curto Café – Rio de Janeiro (RJ)

Guilherme Loureiro Moreira – Have A Coffee/Coletivo Café – Venda Nova do Imigrante (ES)

Hugo Sousa Rocco – Moka Clube – Curitiba (PR)

Jeferson Silvestre Deoclécio – Zayin Café – Vitória (ES)

João Marcelo Casarini Vieira – Isso É Café – São Paulo (SP)

Jorge Augusto Ichaso – Fjordland – HeimenCoffee – Domingos Martins (ES)

Leonardo da Silva Gonçalves – Soul Barista – Rio de Janeiro (RJ)

Marcelo Ribeiro Silva – Objeto Encontrado – Brasília (DF)

Marcos Welington Gomes – Café Fazenda Ninho Da Águia – Manhuaçu (MG)

Maria Antonia Mion de Freitas – Supernova CoffeeRoasters – Curitiba (PR)

Marília Rampinelli Balzani – Amadora – Belo Horizonte (MG)

Pedro Marcondes Andrade P. S. C. Kalil – Stella Cafés Especiais – Guaratinguetá (SP)

Rafael Augusto Rodriguesde Araujo – Oka Nossa – Rio de Janeiro (RJ)

Rafael Bosco – Isso É Café – São Paulo (SP)

Raphael AngeloSoares de Sousa – Faf/Isso É Café – São Paulo (SP)

Renata Cezar do Amaral – EStaçãoBarista – Matinhos (PR)

Robinson Takeshi Kimura – Nano Cafés Especiais – São Paulo (SP)

Tatiana de Medeiros Giacomel – Clandestino Café e Música – Brasília (DF)

O evento tem o patrocínio máster da Atilla, patrocínios da Mahlkönig e Semana Internacional do Café e apoio de Holp&Cold e Na Casa da Joana e mídia oficial Revista Espresso.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.