Portal Caparaó - Prêmio Ernesto Illy recebe inscrições de cafeicultores das Matas de Minas
Agronégocios

Prêmio Ernesto Illy recebe inscrições de cafeicultores das Matas de Minas

12/07/2017 - Atualizado em 13/07/2017 07h49

REDAÇÃO - O 27º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, concurso mais tradicional de valorização dos cafés Arábica brasileiros, recebe amostras até 15 de setembro e premiará os seis melhores cafeicultores do país entre 40 finalistas, sendo que os três primeiros ganharão viagem ao exterior para participar do 3º Prêmio Ernesto Illy Internacional. Os melhores cafés serão selecionados por uma comissão julgadora, com especialistas nacionais e internacionais.

Os cafeicultores das Matas de Minas, região com área de produção de 275 mil hectares no Leste de Minas Gerais, participam com destaque do concurso. Na última edição, 12 dos 40 finalistas eram produtores da região, entre eles um vencedor da categoria nacional, Rafael Marques Araújo, de Manhuaçu.

As amostras inscritas também valem para o Prêmio Ernesto Illy – Regional, que premiará até dois cafeicultores em cada um dos 10 Estados ou regiões: Espírito Santo; Minas Gerais (subdividido em Cerrado Mineiro, Chapada de Minas, Matas de Minas eSul de Minas); região Centro-Oeste; região Norte/Nordeste; região Sul; Rio de Janeiro e São Paulo. Todos os vencedores e finalistas receberão prêmios em dinheiro e diplomas.

Também parte do concurso, o Prêmio Classificador do Ano 2017 selecionará o melhor classificador de café em três regiões: Sul de Minas, Cerrado Mineiro e outras regiões (nas quais se inclui a das Matas de Minas). Após a definição dos melhores regionais, haverá a disputa entre eles da ordem de colocação nacional, com premiações em dinheiro.

O regulamento e a ficha de inscrição para o 27º Prêmio estão disponíveis no site do Clube illy do Café, programa de fidelização dos fornecedores brasileiros de café para a empresa. O cafeicultor poderá inscrever quantas amostras desejar, mas somente concorrerá com a melhor avaliada. Se a fazenda tiver mais de um sócio, as amostras inscritas deverão ser em nome do sócio responsável na receita estadual. As análises serão feitas pela classificação do grão quanto ao aspecto, seca, cor, tipo, peneiras, teor de umidade, torração e quanto à qualidade da bebida, inclusive com degustação para espresso.

Serviço - 27° Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso

Inscrições: Até 15/09/2017

Divulgação dos 40 finalistas: Até Novembro de 2017

Revelação dos vencedores e entrega dos prêmios aos finalistas: Abril de 2018

Informações: http://www.clubeilly.com.br/site/premio.html

Regulamento: http://www.clubeilly.com.br/site/premio-regulamento.html  

Endereço para envio da amostra e inscrição:

Experimental Agrícola do Brasil Ltda

Rua Dr. Nicolau de Souza Queiroz, 518 — Vila Mariana

CEP: 04105-001 — São Paulo/SP - e-mail: compras@illy.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.