Portal Caparaó - Feira Gastronômica e Cultural é promovida com sucesso
Entretenimento

Feira Gastronômica e Cultural é promovida com sucesso

18/07/2017 - Atualizado em 18/07/2017 16h06

MANHUAÇU (MG) - Realizada com sucesso noite da última sexta-feira, 14, a Feira Gastronômica e Cultural ‘Manhuaçu: uma região de imigrantes’ mobilizou escolas estaduais em um importante resgate histórico do município. Cada escola homenageou um país específico, demonstrando no coreto da Praça Cordovil Pinto Coelho a cultura e a história destes povos.

A Prefeita Cici Magalhães, acompanhada da Secretária de Cultura, Gena Clara, e demais membros do secretariado, assistiu às apresentações dos estudantes. Também presentes o Presidente da Adesc, André Farrath Jaeger; Vereador Giovanni Mageste; Coordenadora Pedagógica Joana Darck; representantes das escolas estaduais, e escritores da Academia Manhuaçuense de Letras, Dr. Paulo Roberto Magalhães Alves e Dr. Sebastião Fernandes, entre outros representantes de segmentos. Matipó também participou do evento com um stand e a apresentação em homenagem à Espanha, com a dança flamenca, envolvendo a equipe da Secretaria de Cultura da cidade vizinha.

A abertura da solenidade foi abrilhantada com a presença da Banda de Música do 11º Batalhão de Polícia Militar. Além de seleto repertório, a banda tocou os Hinos Nacionais do Brasil e da França (em razão da data, 14 de Julho, comemoração da Queda da Bastilha).  

O projeto ‘Manhuaçu: uma região de imigrantes’ foi idealizado pela ADESC (Agência de Desenvolvimento do Caparaó), sendo realizado em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Manhuaçu e escolas estaduais.

No final do século XIX e início do século XX, imigrantes europeus e africanos se estabeleceram em Manhuaçu e cidades vizinhas. A proposta do evento foi reavivar esta memória histórica e homenagear aos descendentes destas famílias. Entre os países evidenciados, a Alemanha, Espanha, França, Portugal, Angola, Suíça, Itália, países árabes e Peru. Destaca-se que este projeto cultural envolveu ainda as pesquisas dos estudantes em bibliotecas e trabalhos em sala de aula para que as apresentações fossem bem-sucedidas. O hino nacional de cada país também foi executado. O músico peruano Jorge, conhecido por suas apresentações com flauta no centro da cidade, também marcou presença.

No encerramento, houve premiação em dinheiro para as escolas participantes.

A Prefeita Cici Magalhães recebeu ainda homenagem surpresa, concedida pela equipe de Matipó, presente ao evento.

Esta edição da Feira Gastronômica também disponibilizou nas barracas as delícias culinárias típicas de cada país homenageado. Deste modo, após o momento cultural, o público presente saboreou diferentes pratos em especial confraternização.

Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.