Portal Caparaó - Santa Margarida promove Conferência Municipal de Saúde
Geral

Santa Margarida promove Conferência Municipal de Saúde

03/08/2017 - Atualizado em 04/08/2017 09h02

SANTA MARGARIDA (MG) - A Prefeitura de Santa Margarida, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou a IV Conferência Municipal de Saúde, com o objetivo de avaliar as ações de saúde e propor metas para a consolidação do Sistema Único de Saúde no município. O tema desta edição foi: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar das Pessoas: Direito de Todos”.

O prefeito Geraldo Schiavo abriu o evento. Em seguida, o vice prefeito Dr. Ilbnele destacou a importância da conferência para que profissionais e a população discutissem e apresentassem propostas para a melhoria da saúde em todas as esferas.

A conferência proporcionou aos participantes uma troca de experiência que será transformadora na prática do pensar em saúde, no conceito mais amplo da palavra. Ou seja, saúde como qualidade de vida.

A participação da população de Santa Margarida foi de grande valia, tornando a conferência democrática e significativa, pois todos os participantes permaneceram até o final, propuseram novas ideias, questionaram quando preciso e sugeriram novas ações para fortalecimento da atenção primária no município. É importante ressaltar que através das conferências os usuários participam da formulação dos programas, estratégias e leis, pois os temas e as propostas levantados são levados às instancias maiores para reformulação em prol da melhoria dos serviços do sistema único de saúde (SUS).

“A partir do momento em que a sociedade é chamada a participar do processo de formulação política e passa a acompanhar e fiscalizar sua execução, o sistema tende a aproximar-se das reais necessidades do cidadão brasileiro. Nesse sentido, essa conferência buscou discutir acerca da melhoria da saúde no município de Santa Margarida, com propostas que serão priorizadas pela gestão municipal", afirma o Secretário de Saúde Juliano Vieira.

Os palestrantes deste ano foram o Diretor Regional da Gerência Regional de Saúde de Manhumirim - Dr. Ronaldo Lopes Corrêa, Presidente COSEMS-MG - Eduardo Luiz da Silva, Presidente do COSEMS Regional Manhumirim e Secretária Municipal de Saúde de Manhuaçu Karina Gama dos Santos Sales, Coordenador de Vigilância em Saúde - GRS/Manhumirim - Juliano Estanislau Lacerda, Coordenador Atenção Primária - GRS/Manhumirim Geraldo Cesar Bastos Destro e o profissional de Referência Técnica em Saúde Mental - GRS/Manhumirim e Membro do grupo Condutor Estadual da Política de Saúde Mental Marcos Alexandre de Faria.

Carlos Henrique Cruz - com informações e fotos da Prefeitura de Santa Margarida

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.