Portal Caparaó - GRS Manhumirim participa da 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde
Geral

GRS Manhumirim participa da 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde

04/10/2017 - Atualizado em 05/10/2017 08h03

BELO HRIZONTE (MG) – O Diretor da GRS-Manhumirim, Ronaldo Lopes, o Coordenador de Vigilância em Saúde, Juliano Estanislau, e representantes dos municípios de Manhuaçu, Chalé e Espera Feliz participaram da 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde. Promovida​ pelo ​Conselho Estadual de Saúde de Minas (CESMG)​ e ​​pela ​Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)​, realizada em Belo Horizonte nos dias 26, 27 e 28/9. O encontro buscou propor diretrizes para a criação de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde.

De acordo com o Subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da SES-MG, Rodrigo Said, “esse é um momento muito rico para a saúde pública, uma vez que se tem a possibilidade de debater propostas para a construção e implantação de uma Política de Vigilância para os municípios mineiros, para o Estado e para o país”.

A etapa estadual foi precedida por etapas municipais, em que foram realizadas a discussão dos eixos temáticos, a eleição das delegadas e delegados representantes e aprovação das propostas em nível municipal. Antes de dar início à votação, foram lidas as propostas de abrangência nacional e estadual pertencentes a cada um dos seguintes eixos:

Eixo I: O Lugar da Vigilância em Saúde no SUS;

Eixo II: Responsabilidades do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde;

Eixo III: Saberes, Práticas e Processos de Trabalhos e Tecnologias na Vigilância em Saúde;

Eixo IV: Vigilância em Saúde Participativa e Democrática para enfrentamento das Iniquidades Sociais em Saúde.

Ao longo dos três dias de conferência, foi registrada a participação de cerca de 650 delegadas e delegados que contribuíram para a discussão das mais de 500 propostas que objetivam o aperfeiçoamento do sistema.

Com o objetivo de reforçar a importância da atenção à saúde das minorias, o último dia da Conferência contou, ainda, com a apresentação dos índios da etnia pataxó.

A 1ª Conferência Estadual de Vigilância Sanitária ​foi a última etapa para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, a ser realizada no mês de novembro, em Brasília.

Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.