Portal Caparaó - Mostra Científica na Escola Padre Alfredo Kobal
Geral

Mostra Científica na Escola Padre Alfredo Kobal

11/10/2017 - Atualizado em 11/10/2017 15h57

CAPUTIRA (MG) - No último sábado, 30, aconteceu a 2ª Mostra Científica da Escola Estadual Padre Alfredo Kobal, na Quadra Poliesportiva Municipal, em parceria com a Secretaria de Educação de Caputira. A servidora estadual e municipal Suellen Alves Dutra Goulart, professora municipal, responsável pelo desenvolvimento de projetos, fez a mediação entre as redes municipal e estadual de ensino, facilitando a realização da Mostra.

Durante a semana que antecedeu ao evento, houve um cronograma, contemplando todas as escolas da cidade, para visitação ao planetário e à observação do sol, através do telescópio trazidos pela Prefeitura de Caputira, diretamente do Museu de Astronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Os trabalhos exibidos na 2ª Mostra Científica foram desenvolvidos com meses de antecedência, envolvendo alunos e professores das redes estadual e municipal de ensino de Caputira. O resultado do trabalho foi considerado um grande sucesso pelos organizadores, com uma intensa presença da comunidade caputirense, além de visitas de escolas da região, como a E. E. Dr. Eloy Werner, de Realeza. Houve também a parceria com a UNIVERTIX, de Matipó, com stands de ação social, na área odontológica, de enfermagem e, ainda, exposição de animais.

Os alunos da Educação Integral da E. E. Pe. Alfredo Kobla abriram o evento com uma apresentação artística intitulada “Astronauta do Futuro”, fixando a bandeira da feira, consolidando cada vez mais a iniciativa científica na cidade.

Dois projetos da rede municipal de ensino foram previamente selecionados e inscritos na MOSIT - Mostra Simonesiense de Trabalhos Científicos, sendo eles: “Horta Escolar - Preparo do Solo e Cultivo de Orgânicos”, elaborado a partir da compostagem de resíduos alimentícios da cantina da Escola Municipal João Paulo I; e, o “Teconologias Sustentáveis - Ar Condicionado Caseiro”, desenvolvido pelos alunos da E. M. Inês Araújo Dutra, com peças de computador, embalagens PET e cano de PVC.

Ao todo, foram 47 trabalhos apresentados, com grande relevância científica e social, distribuídos nos níveis Fundamental I, II e Médio. Os três trabalhos classificados para a próxima fase na MOSIT foram: em 1º lugar o trabalho “Setembro Amarelo”, que abordou a prevenção do suicídio, por meio do desenvolvimento de um aplicativo para celulares; em 2º lugar, “Terra e Cor - Tinta Ecológica”, que mostrou como é possível produzir tintas a partir de rochas; e, no 3º lugar “Automação Residencial”, com um projeto voltado aos deficientes físicos e idosos.

O diretor da E. E. Pe. Alfredo Kobal, Deneval Olive Dutra, agradeceu e parabenizou as equipes das escolas participantes, enfatizando o sucesso da Mostra Científica obtido com a parceria entre município e Estado. O Prefeito Celso Gonçalves Antunes também parabenizou todos os envolvidos nos trabalhos científicos e reforçou a importância da parceria entre Prefeitura e Escola Estadual. A secretária municipal de Educação, Vera Lúcia Vieira Araújo, enalteceu a relevância da união entre as redes estadual e municipal de ensino na realização dos eventos educacionais da cidade. Estiveram presentes também o vice-prefeito, José João, e a inspetora escolar Maria Tereza Nogueira Diniz.

Departamento de Comunicação de Caputira

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.