Portal Caparaó - Atletas de Manhuaçu participam do 19º Corpo e Ginga
Esportes

Atletas de Manhuaçu participam do 19º Corpo e Ginga

11/10/2017 - Atualizado em 12/10/2017 08h02

MATIPÓ (MG) - Realizado em Matipó, o 19º Evento de Capoeira ‘Corpo e Ginga – Qualidade de vida e Prevenção’, com grande participação de atletas da região. Organizada por mestre Wederson (Zói), a iniciativa contou com total apoio da Prefeitura de Matipó, por meio das Secretarias de Assistência Social e Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, e do comércio local. Cerca de 500 pessoas dentre elas, crianças, jovens, adultos e idosos participaram das atividades.

A Secretaria Municipal de Esportes de Manhuaçu apoiou a participação de trinta atletas da cidade – integrantes do Centro Cultural de Capoeira ‘Corpo e Ginga’.

No sábado, o encontro começou com o 1º Curso Técnico e Vivências na Capoeira, ministrado por Mestre Mão Branca, na Academia Corpo e Ginga. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais da capoeira com um mestre renomado e reconhecido no mundo inteiro. ‘Agradeço ao Mestre Mão Branca que se dispôs a comparecer aqui em Matipó e compartilhar um pouco do seu conhecimento conosco, sua vivência na capoeira é muito rica e ultrapassa fronteiras’, destacou Mestre Wederson (Zói).

Na manhã do domingo, as festividades tiveram início com a apresentação das alunas da Melhor Idade, das cidades de Matipó e São Francisco do Glória, além do distrito de Padre Fialho. Também houve a participação das senhoras de Santa Margarida – cidade e distrito de São Domingos - que somaram e abrilhantaram o evento. ‘É muito lindo ver essas senhoras esbanjando vitalidade! Agradeço a Deus por me permitir vivenciar esse momento. Agradeço às minhas alunas pelo show. Elas são demais!’, elogia Mestre Zói.

A organização do evento também estendeu os agradecimentos à primeira dama de São Francisco do Glória, Rosane Pedrosa; à primeira dama de Santa Margarida, Vânia Costa; aos profissionais que carinhosamente acompanharam as alunas; aos acadêmicos da Faculdade Univértix e profissionais da Secretaria de Saúde.

Em seguida foi realizada a entrega de corda dos alunos do Grupo Corpo e Ginga. Foram distribuídas aproximadamente duzentas graduações para crianças, jovens e adultos. Dentre os alunos evidencia-se o Projeto Qualidade de Vida e Prevenção, apoiado pela Prefeitura de Matipó, e os alunos de capoeira da Academia Corpo e Ginga. ‘Trabalhamos com o intuito de valorizar a cultura, através da capoeira. Eventos como estes servem, principalmente, para aproximar pais e filhos e a comunidade de um modo geral. É importante a integração da cultura com a educação, que somam aprendizados para a vida por meio da arte’, afirma mestre Zói.

O evento reuniu capoeiristas da região e importantes mestres de capoeira. Além do Mestre Mão Branca, a participação dos Mestres João Camilo (Contagem) e Saci (Belo Horizonte), além do contramestre Índia. ‘Não poderia deixar de agradecer a todos que contribuíram para que esse evento acontecesse. Deixo aqui o meu reconhecimento pelo empenho de cada um. Sem a ajuda de todos, não conseguiríamos realizar tudo isso’, finaliza Mestre Wederson (Zói).

Fotos Cláudia Campos

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.