Portal Caparaó - Cafés das Matas de Minas são maioria em concurso dos melhores cafés
Agronégocios

Cafés das Matas de Minas são maioria em concurso dos melhores cafés

19/10/2017 - Atualizado em 20/10/2017 07h34

VIÇOSA (MG) - Começou a análise das amostras que participam do concurso que irá eleger os melhores cafés do Sul e das Matas de Minas de Minas Gerais, entre os produtores rurais que participam do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Minas. A final será realizada em Belo Horizonte na Semana Internacional do Café (SIC) no dia 25 de outubro.

A FAEMG recebeu 105 amostras das Matas de Minas e 92 do Sul do estado. De acordo com a gerente regional do Senar Minas em Viçosa, Silvana Novais, que acompanha os trabalhos na cidade, o concurso tem o objetivo de mostrar aos compradores a qualidade dos cafés dessas regiões.

 “A proposta é conhecer o café dos produtores assistidos pelo programa ATeG, podendo assim ajudar a cada ano na melhoria da qualidade. Além disso, o concurso também abre uma oportunidade de negócio ao levarmos os melhores cafés para o cupping na Semana Internacional de Café”, explicou.

A etapa inicial ocorre em Viçosa com a participação de quatro profissionais que atuam como instrutores de cursos do Senar Minas na área de Qualidade e Degustação de Cafés. São os Q-graders Carlindo Rosa Loures, Gilmar Reis Cabral, Marcos Reis e Roberto Luiz Gregatti.

Nesse primeiro momento são analisadas as características físicas dos grãos e os profissionais preparam as amostras para a fase de degustação, prevista para a próxima semana, também em Viçosa, com a participação de Carlindo, Marcos e dos instrutores Elício Aparecido de Oliveira, Rafael Gustavo Morais de Oliveira e Ricardo Aloise Júnior.

A capital mineira sedia o cupping ATeG do Senar Minas na 5ª edição da SIC, que ocorrerá no Expominas. Às 15h, será a final dos cafés das Matas de Minas e às 17h30, a do Sul do estado.

A Semana Internacional do Café, de 25 a 27 de outubro, é promovida pelo Sistema FAEMG, Sebrae, Café Editora e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Codemig.

Assistência Técnica e Gerencial

O programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar Minas é uma iniciativa inédita em Minas Gerais. A proposta é que técnicos da instituição auxiliem 300 cafeicultores na gestão das propriedades e na adequação tecnológica.

A metodologia está fundamentada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados. Cada técnico visitará cerca de 30 produtores por, no mínimo, dois anos.

As propriedades beneficiadas ficam em Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Araponga, Caiana, Caputira, Carangola, Durandé, Espera Feliz, Imbé de Minas, Inhapim, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Matipó, Pedra Bonita, Reduto, Santa Margarida, São Domingos das Dores, São João do Manhuaçu, São Sebastião do Anta, Simonésia e Ubaporanga.

Semana Internacional do Café 2017

A SIC é um encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores.

O evento acontece na capital do maior estado produtor do Brasil – Belo Horizonte - e apresenta diversas ações a milhares de profissionais do mundo focadas nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.

A programação completa está no site www.semanainternacionaldocafe.com.br.

Fotos: Nathalie Guimarães

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.