Portal Caparaó - Conselho de Saúde promove reunião em Manhuaçu
Geral

Conselho de Saúde promove reunião em Manhuaçu

20/10/2017 - Atualizado em 20/10/2017 13h19

MANHUAÇU (MG) - Conselheiros de saúde se reuniram ordinariamente no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu para discutir assuntos ligados à saúde do município. O encontro aconteceu na quarta-feira, 11/10.

Novas equipes de Saúde Bucal

A Secretaria de Saúde apresentou o projeto de credenciamento junto ao Ministério de Saúde de mais 5 equipes de saúde bucal em Manhuaçu. Os bairros a serem contemplados, após o referido credenciamento, serão Santo Antônio, Matinha, Santa Luzia, São Vicente e Ponte da Aldeia.

Foram explicados aos conselheiros os critérios para se chegar a esta definição de unidades a serem contempladas futuramente. Os conselheiros aprovaram o credenciamento.

Durante a discussão foi questionada a não implantação de uma equipe também no bairro Lajinha, aprovada pelo CMS em anos anteriores.

A Secretária de Saúde Dra. Karina Gama dos Santos Sales disse que não tem esta informação, mas solicitou a Ata da referida aprovação por parte do CMS para dar o devido andamento.

Carteira de Serviços

Conselheiros aprovaram a Carteira de Serviços a ser apresentada para a Gerência Regional de Saúde/Secretaria Estadual de Saúde, com as ações previstas a serem realizadas pela Atenção Primária do Município. Ações que já são desenvolvidas e outras que podem ser inclusas foram elencadas pela Secretaria de Saúde. A Ata com a aprovação será encaminhada até o final de outubro para a GRS.

Discussão sobre a Lei 3.698

A Lei trata os CAPS como Programa, embora não seja. O Conselho Municipal de Saúde solicitou a revisão da referida lei, por entender que a mesma não vai de encontro com as determinações legais do Ministério da Saúde.

Foi apresentado parecer pelo setor Jurídico da Secretaria de Saúde, após o questionamento sobre a constitucionalidade da Lei de maio de 2017, que trata também da contratação temporária de funcionários para atendimentos à portadores de transtornos mentais. No parecer jurídico a SMS confirma a constitucionalidade da referida Lei baseando-se em outras aprovadas anteriormente. Um estudo mais aprofundado do assunto será feito.

Relatório 2º e 3º quadrimestre de 2016

O conselheiro Rudnei Hott apresentou detalhadamente o relatório das contas da SMS referentes aos 2º e 3º quadrimestres de 2016. Foram informados os gastos com a manutenção da saúde no município com comparativos que levaram os conselheiros a um entendimento claro do que foi apresentado. Houve a aprovação por parte dos conselheiros.

Conselheiro Dilson Dutra pediu mais comprometimento dos conselheiros que participam das reuniões do COUS (Conselhos de Unidades de Saúde). Alguns não têm comparecido e não avisam com antecedência que irão se ausentar gerando gastos, pois veículos saem da SMS para transportá-los.

Jadir Nunes destacou a importante da participação de Manhuaçu na Conferência Estadual de Vigilância em Saúde realizada em Belo Horizonte no mês de setembro. Foram eleitas para a etapa nacional a Conselheira Gleisa Otoni Dutra e Maria Cristina Caldeira Duarte, como representante do Governo Municipal. O evento será em novembro.

Luiz Nascimento

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.