Portal Caparaó - Expedição Rota dos Alambique e Cachaças promove aventura off road
Entretenimento

Expedição Rota dos Alambique e Cachaças promove aventura off road

09/11/2017 - Atualizado em 10/11/2017 08h33

REGIÃO - A 3ª Expedição OFF ROAD da Rota dos Alambiques das Cachaças e dos Cafés das Montanhas no Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira MG/ES/RJ promovida pelo site Éocombatente foi um sucesso de participantes e  organização. A iniciativa fixa-se como destaque um dos maiores eventos OFF ROAD e promove o desenvolvimento sustentável do turismo da região.

A Rota dos Alambiques das Cachaças é um percurso variado, em OFF ROAD - fora de estrada, sobre as montanhas que formam o contorno e o entorno do belíssimo Parque do Caparaó, local onde se situa o Pico da Bandeira; o terceiro mais alto pico do Brasil e o mais acessível.

O percurso total foi de cerca de 450 km de estradas de terra, belíssimos lugares pitorescos e atrações gastronômicas de toda essa região vem se destacando com a tradicional produção do mais genuíno produto brasileiro: a cachaça artesanal de alambique que é um dos destaques. Assim como a produção do premiado café das montanhas, a produção de derivados de cana, a produção de derivados de leite e queijo, a produção de derivados de suínos que tem força total e tradição na região e tantas outras atividades que são visitadas e que atraem inúmeros amantes da gastronomia e da aventura em OFF ROAD.

Nessa 3ª Expedição a galera se reuniu na Praça Antônio Amado em Porciúncula (RJ) e partiu para Tombos(MG) margeando o Rio Carangola pelo São Pedro. Uma antiga ligação entre as cidades pela estrada de terra.

Em Tombos visitaram a Cachoeira de Tombos que dá nome à cidade e depois seguiram para o Alambique da Cachaça do Ricardo. Lá os proprietários Ricardo e Consuelo, como de tradição, recepcionaram a todos com a alegria e a gentileza de sempre.

Depois seguiram para o Alambique do Paulinho Marcondes na Serra do Batatal onde os participantes se encantaram com a produção de palitos de churrasco e de unha e a produção da cachaça.

Seguiram para o Alambique da Cachaça Tombos de Minas. Lá Luiz Fernando, Ciro e Família recepcionou a todos e aproveitando a oportunidade fizeram o lançamento oficial do CARA MELADO. Um composto de cachaça e melado. Uma delícia que foi um sucesso apreciado pelos participantes. Assim como a recepção e as informações sobre a produção de cachaça.

Depois seguiram via leito do mineroduto até a Vila do Cafarnaum em Faria Lemos. Uma rápida passagem pelas belíssimas cachoeiras e seguiram para Faria Lemos.

Em Faria Lemos, os participantes se deliciaram com o almoço especialmente preparado pelo Restaurante Feijão sem Bicho. Saíram fartos e encantados com a culinária. Um dos mais famosos e tradicionais: o Feijão Tropeiro do restaurante.

Uma rápida passagem pela praça principal e seguiram até a DESTOM Destilaria onde foram apresentados o sistema de produção das cachaças premiadas e uma degustação e apreciação dos maravilhosos produtos ali desenvolvidos, criados e produzidos: Cachaça 1000 Montes, Spiral e os outros produtos maravilhosos ali produzidos.

Já ao anoitecer, o espírito de aventura off road, os levou a percorrer um trecho de mata na região. No mais puro espírito de equipe e grupo OFF ROAD.

Ao chegarem em Espera Feliz foram maravilhosamente recepcionados no Hotel Pico da Bandeira pelos funcionários e os proprietários Ailton e Maristela. Ficaram atolados por ali mesmo. Leitoa à pururuca e a maravilhosa farofa preparada pela anfitriã. Já eram quase 23h e na hora do descanso. A aventura foi boa.

No 2º dia da Expedição se encontraram logo cedo no Posto Ale e de lá seguiram a rota programada.

Percorreram em um trecho pelo antigo leito da ferrovia e passaram por Dores do Rio Preto. Lá conheceram a produção da Cachaça do Sítio do Vovô e Sítio das Flores.

Uma readequação na rota e abortaram a passagem por Santa Clara. Seguiram via Três Fronteiras dos estados Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo para Caiana. Lá foram visitar o Alambique de Cachaça do Magrelinho da Curva. Uma recepção calorosa que encantou a todos que se fartaram com o delicioso pastel da roça e o caldo de cana servido.

Para o almoço, no Sítio do Geová em Caiana, mais uma vez a gastronomia mineira tradicional falou alto e ficaram por ali se deliciando com a recepção e a comida.

Seguiram via leito da estrada de ferro Leopoldina no trecho Caiana a Carangola. Ficando todos encantados com o trecho da linha de ferro desativado, suas obras, as construções quase seculares da Sede da Fazenda São Pedro e a criação de gado e de búfalos. Depois retornaram ao leito da estrada de ferro pela Parada General e foram conhecer a produção de açúcar mascavo e a cachaça no antigo Sítio da família do Joaquim Toledo. Hoje as atividades sendo desenvolvida pelos novos proprietários.

De lá seguiram para o Sítio do Zé Toledo. Onde Daniel os recepcionou com maravilhosos drinques feitos à base da Cachaça Charmosa de Minas. Uma das mais antigas e tradicionais da região.

Retornaram ao leito da estrada de ferro e seguiam para Espera Feliz via Serra da Arataca. Mais um trecho para dar emoção aos fora de estrada. Uns apagaram e outros conseguiram seguir a programação e foram participar do Festival de Petiscos e Tira Gostos no Bar do Alemes. Um dos points junto com o Restaurante Brasinha.

No 3º dia da Expedição OFF ROAD, seguiram via antigo leito da estrada de ferro Leopoldina até Caparaó e de lá seguiram para Alto Caparaó.

Em Alto Caparaó visitaram o Alambique da Cachaça Alto Caparaó. Onde receberam outra aula sobre a produção de Cachaça de Alambique pelo proprietário Evaldo e sua Esposa.

Foram até a Fazenda Ninho da Águia. Onde são produzidos os Cafés Especiais Ninho da Águia. Uma aula sobre cafés especiais e uma degustação maravilhosa pelo proprietário Clayton.

Seguiram novamente para Alto Caparaó onde fizeram uma parada para almoço no Restaurante Mineiro. Família do Seu Natalino. Jeepeiro tradicional na cidade.

Seguiram para Pedra Menina, agora guiados por Ivo da Extreme Garage, via Rotas Alternativas de Montanhas e Cafezais. Uma maravilha. Chegando do lado Capixaba do Pico da Bandeira foram ao Recanto das Águas conhecer a "Cachaça de Mel" e a "Gabriela Cravo e Canela".

Retornaram por estradas vicinais e um pequeno trecho de asfalto até a Granja Turmalina. Onde foram calorosamente recepcionados pelo senhor Carlito, Alan e a turma da Granja Turmalina. Uma visita à Fábrica das Cachaças Turmalina e Du Carlito e outra vez, o 2º tempo, na degustação das Cachaças Especiais e as Cachaças de Sabor ali produzidas: Café, Blue Ice, Banana e outros. Fechando com chave de ouro os três dias e cerca de 450 kms percorridos de muita emoção, aventura, sabor e conhecimento.

IDEALIZAÇÃO

Criado, idealizada, desenvolvida e divulgada maciçamente por Éocombatente a Rota dos Alambiques das Cachaças e Rota dos Cafés das Montanhas no Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira MG/ES/RJ visa promover o desenvolvimento e o turismo sustentável em nossa região.

A 4ª Expedição OFF ROAD 4x4 já está programada. Será de 02 a 04 de novembro de 2018 na Rota dos Alambiques das Cachaças e a Rota dos Cafés das Montanhas no Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira MG/ES/RJ

Informações (32) 9-8407-7764  Xyko Éocombatente

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.