Portal Caparaó - Conferência de Educação é realizada em Manhuaçu
Geral

Conferência de Educação é realizada em Manhuaçu

16/11/2017

MANHUAÇU (MG) - Realizada em Manhuaçu, a Conferência de Educação de Minas Gerais - etapa Municipal - com expressiva participação de educadores e representantes de segmentos sociais, na última sexta-feira, 10, na Escola Municipal São Vicente de Paulo (CAIC).

Na abertura da solenidade, a Prefeita Cici Magalhães destacou os avanços obtidos pela Educação Municipal este ano, inclusive com a premiação de Manhuaçu junto ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), por ‘Boas Práticas na Agricultura Familiar para a Merenda Escolar’ - conquistando a 2ª colocação no Estado e a 14ª no Brasil - além de reiterar a importância da conferência para a proposição de novas políticas públicas para o setor.

Após os pronunciamentos, a conferência foi abrilhantada por apresentação dos educandos da EM Camillo Felipe Nacif.

A palestra magna da conferência foi ministrada pela especialista, Professora Maria da Conceição Paiva, que abordou o tema da conferência deste ano: ‘A construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais (SIEP/MG) e a implementação dos Planos de Educação’.

Após a palestra, foi servido almoço aos participantes.

No período da tarde, foram discutidas propostas relativas ao Sistema Estadual de Educação, além de preparativos para as próximas etapas: as conferências territorial, estadual e nacional. Foram propostos ajustes ao Sistema Nacional de Educação, a partir da observância de todas as etapas do PNE (Plano Nacional de Educação), com vistas ao direito à educação pública, gratuita, laica e de qualidade para todos os cidadãos.

Para estas atividades na conferência, foram estabelecidos grupos para a discussão e elaboração de propostas em eixos temáticos específicos. Também foram eleitos delegados para a Conferência Territorial (Dia T), que ocorrerá em Caratinga, no próximo dia 25.

A Conferência em Manhuaçu foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação, com total apoio da Superintendência Regional de Ensino. Além da Prefeita Cici, também integraram a Mesa Diretora a Secretária M. de Educação, Luizaura Januário; Presidente do Conselho M. de Educação, Celeste Maria Fraga de Oliveira; Superintendente Regional de Ensino, Vitória Maria Magalhães Serri; Vereadores Professor Giovanni Mageste, Berenice Maria Ferreira de Souza e Rodrigo Júlio dos Santos; Andréia Pereira de Lima (rep. dos gestores em Educação); Vítor José da Costa Dutra (rep. dos alunos); Margareth Gonçalves da Silva (rep. pais, mães e responsáveis); Marco Antônio Cabral (rep. dos trabalhadores em Educação) e Diretor Geraldo IF/ Campus Manhuaçu (Instituto Federal), José Geraldo Soares.

Também participaram da conferência a Chefe de Gabinete, Sandra Cerqueira; Secretárias Municipais de Administração, Cristina Miranda, e de Cultura e Turismo, Gena Clara; Conselheira Tutelar, Márcia Maria de Souza Lopes; Diretora M. de Educação, Dilma Rezende Lima, e de Transportes, Enos Vieira Santana; Ana Márcia Souza Mendes (rep. da Energisa); Carlos Roberto Ribeiro (Lions Club Flor de Manacá); Marisa de Souza Barbosa (Academia Manhuaçuense de Letras), e Dra. Denise Rodrigues de Oliveira (APAC/ Defensoria Pública).

Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.