Portal Caparaó - Reconhecimento e emoção marcam o encerramento do 11º Concurso Coocafé
Agronégocios

Reconhecimento e emoção marcam o encerramento do 11º Concurso Coocafé

17/11/2017 - Atualizado em 19/11/2017 10h08

LAJINHA (MG) - Em todas as reuniões comunitárias, dias de campo e demais eventos voltados para o produtor de café, o tema principal é a qualidade. Assunto esse dominado hoje pela grande maioria de nossos cooperados. Prova disso é que, mais uma vez, produtores de várias regiões foram premiados com os melhores cafés da região durante o encerramento da 11ª edição do Concurso Coocafé Qualidade Regional. Realizado na última terça-feira (14/11), em Lajinha, a bela cerimônia recebeu cooperados e seus respectivos familiares, parceiros comerciais e institucionais, conselho administrativo e fiscal e colaboradores da cooperativa que fizeram e fazem parte do dia a dia do associado.

O evento teve início quando o Superintendente Administrativo Financeiro da Coocafé Luciano Nunes Fonseca, deu as boas vindas a todos e convidou o cooperado Célio Vieira, que fez uma oração de agradecimento. Em seguida, o Diretor Presidente da Coocafé, Fernando Cerqueira, falou sobre a importância de produzir com qualidade, do apoio da cooperativa e agradeceu às empresas parceiras. O diretor destacou também sobre os trabalhos sociais realizados com toda a comunidade e familiares dos produtores e convidou todos a assistirem juntos o lançamento do vídeo sobre o projeto Creating Shared Value (Criando Valor Compartilhado),uma parceria entre Nestlé,Sucafina e Coocafé.

As Comissões Organizadoras e Julgadoras subiram ao palco na sequência, explicando os critérios de avaliação quais as características dos cafés inscritos nessa edição, salientando a dificuldade em se fazer um café de qualidade em um ano tão difícil para a cafeicultura como tem sido 2017. Após a exibição do vídeo com os finalistas, os gerentes de captação de café e comercial, respectivamente Adriano Costa e Luiz Andrade, deram início a premiação dos 20 melhores de cada categoria, Natural e Cereja Descascado, chamando ao palco em ordem descrescente. À medida que os cooperados eram convidados para receberem o troféu, a emoção tomava conta do espaço e a expectativa de receber o prêmio de 1º lugar ia aumentando. Ao restarem os dois primeiros de cada categoria, ambos os cooperados foram chamados ao palco para descobrirem juntos, acompanhados de seus familiares, de seu consultor técnico e de seu supervisor.

Na categoria Cereja Descascado, o cooperado Carlos Henrique de Paula, atendido pela filial de Manhumirim/MG que foi inaugurada em junho de 2016, recebeu o prêmio de primeiro lugar. Em sua primeira participação no concurso da Coocafé, Carlos destacou o quanto ficou emocionado e feliz em receber essa premiação. E na categoria Café Natural, pela primeira vez na história da cooperativa, um cooperado é BiCampeão: Renato de Souza Januário, de Lajinha/MG, recebeu novamente o primeiro lugar com uma comemoração emocionante junto de sua família, que trabalha unida para produzir o melhor café Natural da região.

Todos os cooperados foram reconhecidos pela participação e todos ficaram extremamente felizes com mais um Concurso, que distribuiu mais de 40 mil reais em prêmios. Após as premiações, todos se confraternizaram com um jantar ao som de uma boa música.

O evento já se tornou tradição quando o assunto é café especial e reconhecimento, como destacou o próprio presidente Fernando Cerqueira durante entrevista: “O principal objetivo do Concurso Qualidade de Café é identificar o potencial produtivo de qualidade que a nossa região tem. É um concurso exclusivo para os sócios e durante onze anos nós estamos fazendo esse concurso alguns produtores repetindo as premiações, outros produtores novos chegando de outras regiões. E isso tudo tem contribuido para a melhoria geral dos grãos e da qualidade de café da nossa região. A Coocafé tem sido pioneira nesse sentido”.

Para a equipe Coocafé, fica a lição dada pelos produtores que lutam para fazer o melhor café. Trabalho esse que pode ser traduzido por uma frase de Walt Disney: “ O que quer que você faça, faça bem feito. Faça tão bem feito que, quando as pessoas te virem fazendo, elas queiram voltar e ver você fazer de novo e queiram trazer outros para mostrar o quão bem você faz aquilo que faz”.

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.