Portal Caparaó - Chuvas colocam toda a região em alerta vermelho
Geral

Chuvas colocam toda a região em alerta vermelho

01/12/2017 - Atualizado em 02/12/2017 19h50

REDAÇÃO - O mês de dezembro começou com tempo muito úmido sobre o estado de Minas Gerais, em especial a região da Zona da Mata. Com a chuva persistente, e com moderada a forte intensidade em algumas horas, grandes volumes, acima dos 50 mm, foram acumulados em 24 horas em muitas áreas.

Viçosa é mais uma localidade mineira que superou os 100 mm em 24 horas nesta sexta-feira. O acumulado entre 14 horas de 30/11/17 e 14 horas de 1/12/17 foi de 101,0 mm.

As áreas de instabilidade que estão sobre o Sudeste do Brasil vão persistir no decorrer desta sexta-feira. Em Manhuaçu e toda a região, choveu o dia todo. Em alguns momentos, mais forte. A chuva não tem hora para parar e pode cair com moderada a forte intensidade em várias horas e por todos os municípios da região.

ALERTA VERMELHO

Para o fim de semana, a previsão é de mais chuva. Neste sábado, 2, a chuva continua frequente, por vezes moderada a forte, no Espírito Santo, no norte do estado do Rio e no centro, leste, oeste e norte de Minas Gerais. A Zona da Mata Mineira e a Região Serrana Fluminense passam o sábado com predomínio de céu nublado, mas com pouca a moderada chuva.

No domingo, 3 de dezembro, as áreas de instabilidade devem ter um ligeiro enfraquecimento, mas isto não quer dizer que vai parar de chover. As pancadas de chuva no domingo devem ocorrer principalmente à tarde e à noite sobre a maioria das áreas de São Paulo, de Minas Gerais e do interior do Rio de Janeiro.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) colocou a região em Alerta Vermelho, Acumulado de Chuva considerando que a região já atingiu chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia.

De acordo com o aviso, há grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios, deslizamentos de encostas e problemas do tipo em cidades com áreas de risco.

Ações recomendadas

* Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.

* Observe alteração nas encostas.

* Permaneça em local abrigado.

* Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

REGIÃO DO CAPARAÓ

Em toda a região do Caparaó, houve registro de chuvas desde a quinta-feira. Em alguns momentos, a precipitação foi mais intensa.

Em Manhuaçu, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros fizeram vistorias em vários locais. O nível do rio que corta a cidade também está sendo monitorado. Apesar do volume de água ter aumentado, a cidade continua em alerta somente acompanhando as próximas horas.

Houve registro de alguns deslizamentos de terra e muita lama em algumas ruas da cidade. Na Avenida Tancredo Neves (Bairro Santa Terezinha), parte de um barranco cedeu.

Na zona rural, há registros de problemas em estradas vicinais. Os rios Manhuaçu e São Luiz apresentam cheia nas regiões de Luisburgo e São João do Manhuaçu.

Em Alto Caparaó, houve registro de um pequeno deslizamento de terra na estrada Inimar Novais de Campo (estrada Parque) na tarde desta sexta-feira, 01/12. Não chegou a ficar intransitável.

O nível do Rio Caparaó aumentou consideravelmente. As águas estão caudalosas e chamam a atenção. Todo cuidado é necessário.

Em Alto Jequitibá, o rio que corta a cidade também apresenta aumento no volume de água, mas nada que chega a preocupar os moradores ainda.

Nas rodovias da região, é possível ver vários pontos com barro e muita água na pista. A atenção deve ser redobrada pelos motoristas.

Na região do Rio Claro, por Manhumirim, relato também de moradores quanto a dificuldade de acesso e cheia dos rios.

Em Carangola, o site Éocombatente publicou um vídeo com imagens de ruas centrais com muita enxurrada e pontos de alagamento com as chuvas fortes que ocorreram nas últimas horas.

Na Praça Coronel Maximiano e Rua Marechal Deodoro, as águas formaram uma grande correnteza.

ENVIE FOTOS E INFORMAÇÕES DA SUA CIDADE PARA O WHATSAPP DO PORTAL CAPARAÓ 33 999 509 609

ESPÍRITO SANTO

As chuvas intensas que atingem o Espírito Santo já deixam transtornos na região Sul e no entorno do Caparaó Capixaba, segundo o site Gazeta Online. Pelo menos 19 famílias já estão em situação de desalojadas ou desabrigadas devido a alagamento em residências e interdição de casas por conta de abalos na estrutura. Infelizmente, esse número pode aumentar.

No início da tarde desta sexta-feira (1º), a chuva em Muniz Freire era moderada, mas, segundo informações da Defesa Civil, já eram contabilizadas quatro casas alagadas e móveis destruídos pelas águas. Um imóvel de dois andares, no bairro São Vicente, teve a base rompida. Ela passará por avaliação da Defesa Civil e, possivelmente, será interditada. Sete famílias estão desabrigadas e 12 desalojadas.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

A rua principal do Distrito de Soturno, interior do município, ficou alagada e os moradores dizem que não há bueiro no local. A Prefeitura de Cachoeiro disse que vai enviar uma equipe para avaliar a situação do distrito.

Ainda em Cachoeiro, parte de uma casa foi interditada após um muro cair. Em um dos cômodos, uma parede ficou cheia de rachaduras. A orientação da Defesa Civil é de que o cômodo não seja usado pelos moradores.

De acordo com bolerim divulgado pela Defesa Civil, nas últimas 24 horas foram registradas 17 ocorrências: quatro casas com risco de sinistro nos bairros Gilson Carone, Vila Rica e Baiminas, quatro desabamentos de muros nos bairros Gilson Carone/Otton Marins/Amaral/Nossa Senhora da Penha e três casas alagadas.

Ainda foram formadas quatro crateras em ruas de bairros distintos e dois taludes desmoronaram.

JERÔNIMO MONTEIRO

Parte da Rovovia ES 482, precisou ser interditada na manhã desta sexta-feira na altura do segundo trevo sentido Alegre. De acordo com a Defesa Civil, a interdição ocorreu devido à força da água acompanhada de argila. A drenagem ficou assoreada e parte do asfalto cedeu. Foi feita uma obra paliativa para desobstruir a via. O trânsito segue normal, mas a pista está sinalizada e os motoristas devem redobrar a atenção.

Carlos Henrique Cruz - Com informações do INMET - Gazeta Online - José Carlos Lovantino - Jequitibá FM - Eocombatente

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.