Portal Caparaó - Alessandro Cunha é campeão de xadrez no Espírito Santo
Esportes

Alessandro Cunha é campeão de xadrez no Espírito Santo

26/12/2017 - Atualizado em 27/12/2017 09h36

MANHUAÇU (MG) - Lazer para algumas pessoas, arte e ciência para outras, o certo é que o xadrez é um esporte que tem milhões de praticantes em todos os países do mundo. De Manhuaçu, um enxadrista está se destacando cada vez mais nas competições que participa. Alessandro Cunha conquistou neste mês o título de Campeão Capixaba Estadual Absoluto, foi vice num torneio em Ipatinga (Vale do Aço) e se prepara para um torneio internacional em Florianópolis (SC) em janeiro.

Alessandro Cunha venceu o campeonato capixaba, cuja final foi disputada em Guarapari. A competição foi organizada pela empresa Gente Pensando e coordenada pela FESX - Federação Espiritossantense de Xadrez.

O enxadrista Alessandro havia se classificado após disputar uma primeira fase num torneio internacional de classificação. Na disputa da final, ele jogou cinco partidas com os melhores da competição no Espírito Santo. Com saldo de três vitórias e dois empates, foi o grande vencedor.

“Foi um ótimo resultado. Ano passado, na mesma final, estava também classificado, mas fui hospitalizado e não pude disputar. Em 2014, cheguei a interromper minha carreira por causa da saúde. Então agora, foi realmente uma conquista. Foi um torneio muito difícil, com nível de qualidade altíssima. Graças a Deus, eu tive a oportunidade agora de mostrar o meu xadrez e fiquei muito feliz de ser campeão”, destacou.

Alessandro Cunha agradeceu a organização e elogiou a comissão de arbitragem. Ele lembra que começou a jogar em Manhuaçu com o Cláudio Lutfalla, depois foi conhecer as competições com o incentivo do enxadrista Luiz Cândido Brant Carvalho. “Ele sempre me apoiou, mostrou onde estava falhando, apresentou a tecnologia para que eu pudesse treinar. Devo esse resultado a ele e também a Rafael Leitão, que também é meu treinador”, comemorou.

É interessante ressaltar que, para conquistar resultados expressivos no xadrez, é preciso treinar muito e jogar bastante contra jogadores mais categorizados. Atualmente, a tecnologia tem permitido isso cada vez mais. Assim, Alessandro tem se preparado constantemente e o próximo desafio é em Florianópolis (SC) no mês de janeiro.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br - Fotos de Ipatinga de Clayton Igarashi​

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.