Portal Caparaó - Folia de Reis: uma tradição que resiste em Guarani
Entretenimento

Folia de Reis: uma tradição que resiste em Guarani

08/01/2018 - Atualizado em 09/01/2018 13h00

REDUTO (MG) - Quem mora na zona rural de Reduto, certamente já se deparou com uma apresentação de Folia de Reis. Na região do povoado de Guarani, a tradição da Folia de Reis Robadel se mantém há mais de sessenta anos.

Com cerca de 20 participantes, a folia é responsável por levar às casas da comunidade a representação da longa caminhada dos três reis magos para encontrar a sagrada família de Jesus em Jerusalém.

Segundo a tradição, quem acolhe os reis visitantes é abençoado. Toda a trajetória, que faz parte do folclore brasileiro, acontece por meio de cânticos, que entoam versos preservados de geração em geração, e melodias extraídas de instrumentos.

Em todo o Brasil, a festa de Folia de Reis começa oficialmente no dia 25 de dezembro, quando os grupos saem às ruas cantando e tocando em louvor ao nascimento de Jesus, e lembrando os reis magos, que viajavam guiados pela estrela de Belém.

O ápice dos festejos foi neste sábado, o dia 6 de janeiro, quando terminaram as comemorações natalinas.

A Folia de Reis Robadel mobilizou a comunidade que particiou da entrega da folia na Capela Santa Rita de Cássia com a celebração de encerramento, bingo e show.

Carlos Henrique Cruz - Fotos Marcos Blunck

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.