Portal Caparaó - Prefeitura amplia atuação do NASF em Manhuaçu
Geral

Prefeitura amplia atuação do NASF em Manhuaçu

28/02/2018 - Atualizado em 01/03/2018 12h14

MANHUAÇU (MG) - Para ampliar o atendimento e garantir melhor assistência às pessoas no âmbito da Atenção Básica, a Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu implantou neste mês de fevereiro mais um Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF. Ao todo serão agora três Núcleos, compostos por profissionais das áreas de nutrição, farmácia, fonoaudiologia, educação física, psicologia, fisioterapia e assistência social para apoiar as 22 Equipes de Saúde da Família que estão credenciadas.

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família têm o objetivo ampliar as ações da Atenção Básica, através de ações individuais e coletivas de promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento e manutenção da saúde da população assistida.

EQUIPES MULTIDISCIPLINARES

De acordo com a secretária municipal de saúde, Karina Gama dos Santos Sales, o Fortalecimento da Atenção Básica é um dos maiores objetivos de sua gestão. Portanto, a implantação de mais uma equipe de NASF é fundamental para que haja a ampliação das ações de saúde nas áreas adstritas à Estratégia Saúde da Família. ‘Neste mês, também estamos equipando algumas Unidades Básicas de Saúde com equipamentos e mobiliários, para realização da fisioterapia, possibilitando assim o atendimento à demanda da população que tem crescido significativamente para este serviço’, detalha Karina Gama.

Com essa ideia geral, o NASF-AB trabalha na perspectiva de uma atuação mais humanizada e integral, aliando conhecimentos científicos e práticos, a partir da colaboração e cooperação entre os membros da equipe e a comunidade. Os equipamentos já foram entregues as ESFs de Sacramento, São Pedro, além dos Bairros Petrina e Nossa Senhora Aparecida. ‘Com as reuniões das equipes com a comunidade, é possível aprender um pouco de cada área, melhorando o atendimento ao usuário, entendendo qual será a melhor intervenção para o território e respectivamente para as famílias e indivíduos’, explica a coordenadora da Atenção Primária, Marizy Vasconcelos.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.