Portal Caparaó - Seminário sobre Agricultura Familiar é realizado em Manhuaçu
Agronégocios

Seminário sobre Agricultura Familiar é realizado em Manhuaçu

06/03/2018 - Atualizado em 07/03/2018 13h06

MANHUAÇU (MG) - A Prefeita Cici Magalhães participou do Seminário sobre Agricultura Familiar de Manhuaçu, na manhã desta segunda-feira, 05, juntamente com membros do secretariado, em um positivo momento de diálogo com os representantes das comunidades rurais. Na oportunidade, foram apresentadas demandas levantadas pelas comissões do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável), em áreas como Saúde, Estradas, Saneamento Básico, Educação e Produção Agrícola.

Conduzido pelo Presidente do CMDRS, Daniel Corsetti Dutra; Vice-presidente, Dayse Dias Silva Muniz, e Secretária Kátia Louzada, o encontro teve início às 9h, no salão da Câmara Municipal. Logo na abertura, a Prefeita Cici Magalhães parabenizou ao conselho pela organização e mobilização junto às comunidades rurais.

DEMANDAS

A Comissão de Estradas pontuou como prioridades: reunião com a comunidade e vereadores para alinhamento das ações; divulgação da Lei das Estradas; parceria com escolas e Patrulha Rural PM para a conscientização sobre a construção de quebra-molas e alta velocidade nas estradas rurais; mapeamento das estradas, marcação dos pontos críticos e reestruturação das caixas de contenção; criação de equipe de manutenção de estradas na Sec. de Obras, em parceria com a comunidade, e providências para trechos de alto risco para o transporte escolar.

A Comissão de Saúde elencou o fortalecimento das campanhas de vacinação de cães e gatos contra a leishmaniose; recursos para controle e cuidados com os animais; participação efetiva dos agentes de Saúde no diagnóstico das famílias para levantamento de doenças e cuidados.

A Comissão de Saneamento Básico sugeriu a elaboração de cartilha sobre aproveitamento do lixo orgânico, para apresentação em dias de campo; recursos para a coleta seletiva de lixo, mapeamento e exposição de lixeiras; divulgação das ações do Dia da Limpeza em Soledade; projetos de construção de fossas sépticas, estudo e seminário sobre o Plano de Saneamento Básico.

A Comissão de Educação pontuou o planejamento de reformas das escolas rurais; acompanhamento da merenda; acompanhamento das atividades de transporte escolar e segurança dos alunos, com monitores.

A Comissão da Produção Agropecuária priorizou o acompanhamento dos agricultores no processo SAT (alimentos sem agrotóxico); divulgações de dias de campo, campanhas de devolução de embalagens de agrotóxicos, Programas PAA e PNAE, agricultura familiar e das unidades regularizadas junto à Vigilância Sanitária e Serviço de Inspeção Municipal; valorização dos Concursos de Qualidade do Café e leilão dos cafés pontuados, além do uso de máquinas para a produção agrícola.

Após as explanações dos conselheiros, a Prefeita Cici Magalhães se pronunciou, relatando sobre cada uma das reivindicações levantadas, juntamente com secretários e diretores municipais ali presentes. Cici também ressaltou os trabalhos realizados e em andamento nas comunidades rurais, visando o bem-estar da população.

Entre os presentes, a Chefe de Gabinete Sandra Cerqueira; Secretários Municipais João Amâncio (Obras) e Flânio Alves (Agricultura); Diretores Jânio Sérvio (‘Catinga’ – Obras), Luiz Carlos (SAAE) e Enos Santana (Transportes); Coordenadoras de Atenção Primária da Sec. de Saúde, Marizy Vasconcelos, e de Vigilância Sanitária, Maria Lúcia; Diretor Geral do IF/ Campus Manhuaçu, José Geraldo Soares; Comandante da Patrulha Rural PM, Tenente Robson; Analista Ambiental do IEF, Ailton de Souza Neto; Presidente do STR, Marco Antônio, e Mobilizadora do SENAR, Isaura da Paixão, além de extensionistas da EMATER.

(Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu)

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.