Portal Caparaó - Encontro de Mulheres comemora 15 anos em Vila de Fátima
Agronégocios

Encontro de Mulheres comemora 15 anos em Vila de Fátima

15/03/2018 - Atualizado em 16/03/2018 12h43

VILA DE FÁTIMA / MANHUAÇU (MG) - A prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães, participou do 15º Encontro das Mulheres Rurais, no dia 08, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. O evento foi promovido pela Associação de Mulheres de Vila de Fátima e contou com o apoio da Prefeitura de Manhuaçu. O secretário de Estado de Agricultura, Pedro Leitão; a presidente da entidade organizadora, Erci Batista de Carvalho, e o vereador Administrador Rodrigo também estiveram presentes.

Secretários municipais, além de representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, EMATER-MG, COORPOL, CRESOL, Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manhuaçu e da Aliança Internacional das Mulheres do Café estiveram presentes e prestigiaram o evento.

A presidente da Associação de Mulheres de Vila de Fátima, dona Erci Batista de Carvalho, agradeceu a presença de todas. “Não tenho palavras para agradecer. Estou muito emocionada com tudo que estamos vivendo dentro da entidade. Com o apoio de todas, vamos crescer ainda mais”, disse.

Dentro das comemorações não só do 15º aniversário da Associação de Mulheres de Vila de Fátima, mas também do Dia Internacional da Mulher, a prefeita Cici Magalhães, eleita primeira mulher a comandar o Poder Executivo de Manhuaçu, lembrou das conquistas das manhuaçuense. “Eu costumo dizer que se a mulher consegue administrar bem um lar, ela também consegue administrar bem uma Prefeitura. Sinto-me muito honrada em ser a primeira prefeita eleita desta cidade. O lugar da mulher é onde ela quiser estar. Devemos assumir o nosso papel de protagonismo na sociedade”, ponderou a prefeita.

Cici citou ainda a parceria da Prefeitura de Manhuaçu na realização do encontro e dos trabalhos do produtor e do trabalhador rural. “Principalmente o pequeno produtor precisa da nossa parceria e é por isso que fomos muito minuciosos na escolha do nosso secretário de Agricultura. Precisávamos fortalecer o trabalho na Agricultura Familiar e estamos conseguindo isso. Basta vermos que nossos produtos já estão sendo comercializados em Manhuaçu e em outros municípios da região. Graças ao caminhão isotérmico, que recebemos das mãos do Pedro Leitão e do nosso governador Fernando Pimentel, estamos levando 12 toneladas de alimentos todos os meses a todas as entidades filantrópicas de Manhuaçu”, comemorou.

A prefeita lembrou ainda da premiação recebida pela Prefeitura, através de projeto elaborado junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de alimentação saudável na merenda escolar da rede de ensino municipal. “Dentro da premiação de boas práticas em alimentação saudável na merenda escolar, ficamos em 14º lugar contabilizando todos os municípios do Brasil. Tudo isso é motivo de muito orgulho para nós”, concluiu Cici.

O secretário de Estado de Agricultura, Pedro Leitão, ressaltou a importância do trabalho feito pela Associação de Mulheres de Vila de Fátima. “A entidade é um exemplo para a região e todo o Estado de Minas Gerais. Vemos que a mulher se fortalece através da agricultura familiar. Percebemos, inclusive, que elas têm tido papel de protagonismo cada vez maior no meio rural, não só na produção, mas também na comercialização dos produtos que chegam á mesa de cada mineiro”, avaliou.

Pedro Leitão comentou ainda que o Governo do Estado lançará um selo de valorização do trabalho da mulher do campo. “Tendo em vista o crescimento do número de mulheres trabalhando no meio rural, o Governo do Estado, através da EMATER-MG, que está ligada à Secretaria de Estado de Agricultura, vai lançar um selo. Nosso objetivo é valorizar os produtos que são feitos por elas”.

ATRAÇÕES

O 15º Encontro das Mulheres Rurais também marcou o 15º aniversário da Associação de Mulheres de Vila de Fátima. Para isso, uma programação repleta de atrações foi preparada para as participantes. O ciclo de palestras iniciou com a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Ana Paula Soares de Aguiar, que falou sobre alimentação saudável.

Em seguida, a secretária de Saúde de Manhuaçu, Karina Gama dos Santos Sales, proferiu palestra sobre a saúde da mulher. Após o almoço, a dentista e palestrante Silvana Werner conversou com as presentes e ministrou sobre desenvolvimento pessoal e motivação.

Encerrando o ciclo de palestras, a representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Kátia Gaivoto, para proferir palestra sobre empoderamento da mulher.

Também em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a prefeita Cici Magalhães entregou bombons aos presentes e foram sorteados brindes. Ao final do evento, foi cantado os parabéns à Associação e houve show com a dupla Djenis e Jerry.

Secretaria de Comunicação Social

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.