Portal Caparaó - Pelotão do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu será elevado a Companhia
Geral

Pelotão do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu será elevado a Companhia

24/04/2018 - Atualizado em 24/04/2018 17h22

MANHUAÇU (MG) - Com a instalação do 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais em Ipatinga, nesta quinta-feira, 19/04, a unidade da Corporação de Manhuaçu será elevada a Companhia.  A informação foi divulgada pelo comandante do 5° Comando Operacional do Corpo de Bombeiros, coronel Silvane Givisiez. A mudança, já publicada no Diário Oficial, será efetivada no dia 11 de maio.

Segundo o comandante, esse processo de elevação já vem sendo realizado ao longo dos anos anteriores pelo major Alexsandro Carlos Oliveira Nunes, comandante da unidade no Vale do Aço, que ofereceu os meios para tornar possível essa elevação da companhia ao status de batalhão. “Como nós temos condições para que isso ocorra, além do apoio do comando geral da corporação, a gente conseguiu esse fim. Com isso, já até marcamos uma data para essa elevação, que será no dia 19 de abril de 2018”, explica Giviziez.

Ele comenta que a instalação do Batalhão irá proporcionar mudanças nos serviços do corpo de Bombeiros. “Hoje temos cerca de 200 militares, após a elevação, irá praticamente dobrar, passando para mais de 400, ou seja, teremos 200 oportunidades de emprego na região” afirma.

Outra mudança citada pelo oficial é que o comando da companhia passará de major para tenente-coronel. “Ainda esperamos que o major Nunes permaneça no comando, devido aos trabalhos que desenvolveu durante esse tempo. Então temos que ver como que vai ficar a patente dele”, informa.

O Comandante do 5º Comando Operacional dos Bombeiros destaca que a elevação da unidade dos Bombeiros em Ipatinga pode traz benefícios também para as outras cidades da região. “Hoje temos bombeiros em Ipatinga, Fabriciano, Timóteo, Itabira, Manhuaçu e Caratinga. Então, podemos dizer que em Manhuaçu, por exemplo, de imediato passará para companhia e em Caratinga seria elevado para pelotão, em todos os casos com efetivo aumentado. Seria um ganho tanto na questão de pessoal, quanto na questão logística, já que a região contaria com mais viaturas para atenderem a população”, conta.

A elevação da unidade de Manhuaçu a nível de Companhia está marcada para o dia 11 de maio. “Uma das mudanças com esta elevação será o aumento do número de viaturas e efetivo proporcionando uma melhoria no serviço prestado à população de toda a região”, explica Silvane Givisiez –  “Hoje o efetivo de um pelotão é cerca de 50 militares, com a elevação à Companhia, esse número pode ser até 3 vezes maior, abrindo um leque de empregos para os jovens da região e melhorando ainda mais o atendimento à população”, completa.

Jailton Pereira

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.