Portal Caparaó - Fórum discute combate à exploração sexual de crianças e adolescentes
Geral

Fórum discute combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

22/05/2018 - Atualizado em 22/05/2018 19h02

MANHUAÇU (MG) - A OAB Manhuaçu e a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais em parceria com a Câmara Municipal de Manhuaçu realizaram, no dia 18 de maio, no anfiteatro da Câmara de Manhuaçu, o Fórum de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O evento reuniu advogados, representantes do Poder Judiciário, das Forças de Segurança Pública, dos Conselhos Tutelares de Manhuaçu e região, bem como dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. Demais profissionais envolvidos e engajados na causa, também participaram do evento, que reuniu aproximadamente 300 pessoas durante toda a última sexta-feira.

Compuseram a mesa de destaque o prersidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos; a desembargadora do TJMG, Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça; o vereador Giovanni Magesta Hott, representando a Presidência da Câmara de Manhuaçu; o president da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Idoso da OAB Manhuaçu, Wagner Alves Caldeirar; comandante da 72ª Companhia PM de Manhuaçu, capitão Jésus Cássio, representando o commando do 11º BPM; a delegada de Polícia Civil, Paula Franco, representando a chefia da Delegacia Regional de Manhuaçu; secretária geral da OAB Manhuaçu, Angela Lima; gerente regional de Saúde, Ronaldo Lopes; superintendente regional de Ensino de Minas Gerais, Vitória Magalhães; president da Comissão do Jovem Advogado da OAB Manhuaçu, Arilson Nobre; e o prefeito de São João do Manhuaçu, Sérgio Camilo, representando os prefeitos da região.

O objetivo do evento foi mobilizar a sociedade manhuaçuense e da região e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. O dia 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes e por isso, a diretoria da 54ª Subseção da OAB promoveu o Fórum.

A desembargadora do TJMG, Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça, foi a primeira a palestrar e levantou o assunto “Violência sexual: abordagem jurídica e familiar”. Em seguida, a psicóloga do TJMG, Karina Salazar Amorim Abi Ali, e a pela assistente social do TJMG, Juliana Silva de Oliveira, abordaram o tema “Abuso sexual: reflexos emocionais e sociais no comportamento de crianças e adolescentes”.

O president da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos, agradeceu a presença de todos e disse que  Fórum foi extrermamente importante. “Levantamos a dicussão para um assunto crucial na nossa sociedade, que é proteger as nossas crianças e adolescentes. Não acredito que os casos de violência sexual contra os vulneráveis tenha aumentado, mas sim estão sendo mais divulgados. Precisamos combater esse tipo de modalidade criminal com vigor e o rigorr da lei”, avaliou.

Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.