Portal Caparaó - Campanha Faça Bonito é um sucesso em Manhuaçu
Geral

Campanha Faça Bonito é um sucesso em Manhuaçu

22/05/2018

MANHUAÇU (MG) - Durante toda a semana, a Prefeitura de Manhuaçu, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, realizou a campanha “Faça Bonito - proteja nossas crianças e adolescente” nas escolas públicas estaduais e municipais. O objetivo é chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

Para melhor elucidar o foco da campanha, a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Gregório, juntamente com sua equipe de trabalho, realiza uma verdadeira força tarefa esta semana para levar informação às crianças e adolescentes. “Com isso, elas saberão identificar se estão sofrendo abuso dentro de casa. Infelizmente, a maioria desses crimes ocorrem no seio familiar. Precisamos ficar atentos”, explicou.

Psicólogos e assistentes sociais formam a força tarefa que leva informação de qualidade para dentro das escolas. Além deles, representantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente também participa das atividades. “Para cada escola e turma, utilizamos uma linguagem diferente. Em alguns lugares, mostramos vídeos. Em outros, fazemos teatro. O mais importante é atingir o nosso objetivo”, comentou Giuzaina.

Nos últimos anos, sempre que a campanha é realizada no município, os casos de violência e exploração sexual aumentam consideravelmente. Para realizar denúncias, os telefones são (33) 3332-3815 (Conselho Tutelar), (33) 3332-3264 (Creas), 190 (Polícia Militar), 181 (Disque-denúncia).

MOBILIZAÇÃO NACIONAL

O dia 18 de maio foi instituído em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. O evento foi organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA/BA), representante oficial do Ecpat, organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia.

O encontro reuniu entidades de todo o país. Foi nessa oportunidade que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

Secretaria de Comunicação Social

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.