Portal Caparaó - 709 alunos participam da formatura do Proerd em Manhuaçu
Geral

709 alunos participam da formatura do Proerd em Manhuaçu

13/07/2018 - Atualizado em 13/07/2018 18h22

MANHUAÇU (MG) - Aconteceu nos dias 11 e 12 de julho, na quadra do Colégio Tiradentes em Manhuaçu, a solenidade de formatura de mais de 700 alunos do 5º ano, de dez escolas públicas e particulares de Manhuaçu, que participaram do Programa Educacional de Resistencia às Drogas – Proerd.

O evento contou com a presença de militares do 11º Batalhão, professores, diretores, alunos, familiares e amigos dos alunos das dez escolas atendidas pelo programa, além dos mascotes da Polícia Militar, o PM Legal e o Leãozinho do Proerd, que fizeram a alegria de todos os presentes.

De acordo com o Assessor de Comunicação Social do 11º Batalhão, Tenente Vieira, o Proerd tem como objetivo, desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões afetas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção; estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar; permitir aos estudantes enxergarem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização; e estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e os jovens estudantes. “Abrir um diálogo permanente entre a "Escola, a Polícia Militar e a Família", para discutir questões correlatas à formação cidadã de crianças e adolescentes e estreitar o relacionamento entre a Polícia Militar e os adolescentes” explica Tenente Vieira.

O Programa consiste ainda num esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família, visando preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão. Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o policial militar devidamente capacitado, fornece aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência. Com ações direcionadas a toda a comunidade escolar e aos pais/responsáveis, o Proerd também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção.

“abuso de drogas constitui-se em ameaça à sociedade porque representa, para o usuário, um comprometimento do futuro e da qualidade de suas relações sociais, com maior propensão ao envolvimento em crimes, violência e ingresso num ciclo de decadência de valores. O público mais vulnerável à dependência é composto por crianças e adolescentes, pelo fato de se encontrarem menos preparados para resistirem aos muitos apelos e incentivos ao uso de drogas, presentes nos meios de comunicação em massa e na ideologia da sociedade contemporânea” comenta.

Concurso de Poesia

Dentro do curso do Proerd foi realizado um concurso de poesia, com o tem relacionado à importância do Proerd, na vida dos alunos. Ao final do curso foi escolhida uma redação de cada escola, onde o aluno autor da redação foi agraciado com um troféu. “A principal estratégia contra esses males é a prevenção por meio do diálogo com as pessoas, ainda durante sua infância e adolescência, fases de suas vidas em que se encontram mais naturalmente aptas a receber orientações e assimilar valores. Investir com o Proerd é interferir positivamente no processo desencadeador do fortalecimento individual dos futuros condutores da sociedade contra as investidas de criminosos e de outras formas de chamamento ao abuso de drogas e à prática de ações antissociais”, finaliza o Assessor de Comunicação.

Despedida

A solenidade marcou a despedida do Sargento Edmar Francisco, que há 15 anos participa como instrutor do programa.  “O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, tendo como missão e visão:  ensinar aos estudantes boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável; e  construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos”, comenta o Instrutor.

Sargento Edmar foi homenageado pelos alunos e professores da escola Cantinho do Sonho e aplaudido por todos.

A partir do segundo semestre deste ano, o Programa terá como instrutora a Soldado Sabrina Mafort.

Jailton Pereira - jailton@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.