Portal Caparaó - Experiência de Manhuaçu é apresentada no 34º Congresso de Secretarias de Saúde
Geral

Experiência de Manhuaçu é apresentada no 34º Congresso de Secretarias de Saúde

26/07/2018 - Atualizado em 27/07/2018 13h03

BELÉM (PA) - A Secretaria de Saúde em Manhuaçu, Karina Gama dos Santos Sales, apresentou nesta quarta-feira, 25/07, uma experiência bem sucedida do município durante o 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), em Belém, no Estado do Pará. Manhuaçu foi selecionado para apresentar o “Projeto Café com a Secretária”, idealizado na atual gestão de saúde do município.

O projeto foi apresentado na “15ª Mostra Brasil, aqui tem SUS”. O congresso dá oportunidade para divulgação de experiências exitosas de secretarias municipais de saúde de todos os estados do país com objetivo de mostrar o SUS que dá certo, com exemplos que podem inspirar profissionais de saúde e gestores.

A iniciativa de Manhuaçu foi uma das selecionadas do Estado de Minas Gerais para o Congresso Nacional. Karina Gama dos Santos Sales explica que, seguindo a orientação da Prefeita Cici Magalhães, iniciou o trabalho na secretaria Manhuaçu com a intenção de realizar uma gestão em saúde de forma compartilhada, envolvendo todos os atores que executam as ações em âmbito municipal e regional, possibilitando assim maior integração e troca de experiências e ideias para o aprimoramento do processo de Diagnóstico, Planejamento, Execução e Avaliação dos Serviços de Saúde no SUS

O projeto se consolidou e permitiu a integração do gestor com os 934 servidores, por meio de reuniões mensais alternadas entre os diversos setores da secretaria de saúde de Manhuaçu. “Nas reuniões, os colaboradores são convidados a discutir sobre a situação de saúde da população residente, as demandas do SUS e os desafios para a oferta de um serviço integral, humanizado e de qualidade. Ao final de cada encontro são enunciados os itens de ação que surgiram e a proposição de planos que são implantados e monitorados pela equipe e pelo coordenador de cada setor”, detalha.

Além do diálogo e do planejamento, tudo o que é feito é medido. Para garantir o controle e mensurar o projeto foi estabelecido um Acordo de Resultados. A alimentação do banco de dados é mensal. Os números são recebidos e analisados pelo setor de planejamento da Secretaria de Saúde para subsidiar a avaliação e monitoramento das ações.

Conforme dados do DATASUS, o projeto conseguiu maior envolvimento dos colaboradores e os resultados começaram a causar um impacto em diferentes segmentos da saúde municipal.

Entre os bons exemplos que a prática permitiu, estão o aumento da cobertura de saúde da família de 84.12% em dezembro de 2016, para 85.69% em abril de 2018.

Além disso, a média da produção ambulatorial informada no SIA no período de 2013 a 2016 de 1.762.789 procedimentos/ano subiu para 3.247.276 procedimentos/ano em 2017.

Outro ganho foi a redução na taxa de internações hospitalares, por Doenças Crônicas Não Transmissíveis – DCNT, dentre elas as Neoplasias, Doenças Cardiovasculares e Doenças Respiratórias. A média anual no período de 2013 a 2016 de 17,56%, já em 2017 caiu para 16,64% e em 2018 para 15,90%.

Segundo Karina Gama, realizar a gestão do SUS é um grande desafio. “Principalmente tendo em vista os grandes problemas enfrentados, como: A fragilidade das redes de atenção à saúde, o crescimento acelerado da morbidade por causas externas e a alta prevalência de doenças crônicas e ainda o subfinanciamento dos serviços de saúde. Portanto, para conseguir avançar é necessário envolver todos os atores e motivá-los a criar e recriar os processos de trabalho. Nosso projeto mostrou que esse é o caminho, ouvindo os colaboradores e integrando todos no desenvolvimento das ações e resultados”.

Karina Gama apresentou o projeto para o público e os avaliadores do congresso. “O reconhecimento do trabalho de Manhuaçu é uma grande conquista para toda a gestão da Secretaria Municipal. Quero aqui aproveitar para agradecer a confiança da Prefeita Cici Magalhães e de todos os colaboradores da Saúde Municipal pelo o comprometimento e participação nas ações”, agradeceu.

 O evento de Belém do Pará ainda é marcado pela comemoração dos 30 anos do CONASEMS, com a história da entidade, desde antes da criação do Sistema Único de Saúde e sua trajetória de enorme importância para a saúde pública do país.

Além de Secretaria de Saúde em Manhuaçu, Karina Gama dos Santos Sales, é presidente do COSEMS/Regional Manhumirim (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde), que reúne a participação de 34 municípios das microrregiões de Manhuaçu e Carangola.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.