Portal Caparaó - Alunos de Vila Formosa levam doações e cartas para o asilo
Geral

Alunos de Vila Formosa levam doações e cartas para o asilo

07/08/2018 - Atualizado em 08/08/2018 10h49

MANHUAÇU (MG) - A visita dos estudantes da Escola Municipal Oswaldo Teixeira de Cerqueira (Vila Formosa) ao Asilo São Vicente de Paulo, em Manhuaçu, teve propósitos especiais, na manhã desta segunda-feira, 06/08. Além da entrega de fraldas geriátricas, adoçantes e produtos de higiene, arrecadados durante a gincana julina realizada pelo educandário, os alunos levaram cartas escritas por eles aos idosos – uma enriquecedora experiência de vida.

Com total apoio da Prefeitura de Manhuaçu, por meio das Secretarias de Educação e de Cultura e Turismo, esta iniciativa da escola teve cunho social e didático.

De acordo com a Coordenadora Maria de Lourdes Dutra Câmara (Malu), este ano a mobilização da comunidade escolar, envolvendo direção, professores, funcionários e pais, para a tradicional festa julina buscou resultados ainda mais expressivos, dentro e fora da sala de aula.

Com este pensamento, foram colocadas em prática as ações propostas nas recentes oficinas pedagógicas, desenvolvidas pela Secretaria de Educação com as escolas municipais, baseadas na obra ‘A Colcha de Retalhos’, de Conceil Corrêa da Silva.

Malu relata que, antes da festa ser realizada, houve contato prévio com a direção do asilo, para um levantamento sobre as principais necessidades da instituição filantrópica no momento. Dois itens foram apontados como demandas principais: fraldas geriátricas e adoçantes.

A partir daí, a escola realizou a gincana junto à festa na comunidade. As atividades tiveram a proposta de estimular os alunos a arrecadarem a maior quantidade possível de fraldas e adoçantes, além de outros itens, especialmente aqueles relacionados à higiene pessoal.

Outra atividade da gincana foi a redação de cartas aos idosos do asilo. Um importante exercício de aprendizado sobre gêneros textuais. Com o auxílio da coordenação da escola, que também já havia conseguido a lista dos residentes, cada criança escreveu uma correspondência para um idoso.

Com muita criatividade e dedicação, os pequeninos expressaram no papel sua admiração e curiosidade sobre aqueles que têm, em sua maioria, a idade dos seus avós.

A festa julina da escola, que também teve apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo e de Educação, foi muito bem-sucedida, com expressiva participação dos pais, alunos e população em geral que, além de se divertir, contribuiu com a arrecadação de materiais para o asilo.

Entre os presentes à entrega do material arrecadado ao asilo, a Diretora M. de Educação, Dilma Resende; Secretária M. de Cultura e Turismo, Gena Clara Gil Alcon; representantes da EM Oswaldo Teixeira de Cerqueira: Maria de Lourdes (Malu – Coordenadora), Professoras Frances Jane Santos e Verônica Nascimento, e representantes do Asilo São Vicente de Paulo: Vanessa (Coordenadora), Juliana (Enfermeira), Marcela (Farmacêutica) e Residentes João Batista e Emília.

A EM Oswaldo Teixeira de Cerqueira atende estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos), em sua maioria residentes em Vila Formosa e comunidades vizinhas.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.