Portal Caparaó - Vigilância Ambiental inicia distribuição da semente de Crotalária
Geral

Vigilância Ambiental inicia distribuição da semente de Crotalária

26/09/2018

MANHUAÇU (MG) - As equipes de agentes da Vigilância Ambiental estão realizando visitas periódicas nas residências de cada bairro, para averiguar quintais, vasilhas com água e orientar os moradores quanto a importância do monitoramento, a fim de evitar que criadouros do mosquito Aedes aegypti se instale nos imóveis.

Ao mesmo tempo, os agentes estão fazendo a distribuição de sementes da planta que atrai libélulas, que tem sido uma ferramenta contra o mosquito da Dengue. A Crotalária está sendo utilizada em várias regiões afetadas pelo Aedes aegypti e, de acordo com levantamentos a planta atrai a libélula, um predador natural do Aedes. Devido a essa qualidade, a distribuição começou a ser feita para as famílias visitadas e orientadas, ao plantio que vem sendo feito pelos próprios agentes em logradouros públicos. Outra preocupação dos agentes de Endemias e do setor é a proteção à planta, que na verdade, é uma flor de coloração amarela. Para quem não conhece ainda a Crotalária e sua eficácia, poderá até destruí-la.

Torna-se fundamental que cada morador, tenha conhecimento e ajude a preservar as plantas, que estarão aparecendo por todos os lados e, poderá ser a aliada no combate ao mosquito Aedes.

AÇÃO DA PLANTA NO COMBATE AO MOSQUITO

A epidemia de dengue e o avanço do zika vírus, doenças causadas pelo Aedes aegypti, que também transmite a chikungunya, tem levado preocupação aos órgãos públicos e a população, a buscarem medidas alternativas de combate ao mosquito.

No ano passado, o vereador Cleber da Matinha apresentou o projeto na Câmara, para que o município adotasse a medida e fizesse a distribuição da semente da Crotalária junto aos moradores. O projeto foi discutido junto à Secretária Municipal de Saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales para fornecer sementes da leguminosa à população. Agora, começa a ser colocado em prática.

Segundo a equipe da Vigilância Ambiental, além das residências e logradouros, as sementes da planta também serão plantadas à margem do rio Manhuaçu. Porém, o trabalho será realizado somente após a equipe do SAMAL realizar toda a limpeza do leito e margem do rio.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.