Portal Caparaó - Dia Nacional da Juventude é domingo em Martins Soares
Geral

Dia Nacional da Juventude é domingo em Martins Soares

11/10/2018 - Atualizado em 11/10/2018 19h18

MARTINS SOARES (MG) - O Dia Nacional da Juventude 2018 da Forania de Manhuaçu será realizado no domingo, 14/10, em Martins Soares, na Paróquia Nossa Senhora Mães dos Homens, a partir de 12 horas. A expectativa é contar com a presença de jovens das comunidades das paróquias da Forania de Manhuaçu.

O Dia Nacional da Juventude, historicamente, propõe temas relevantes e atuais para trabalho nos grupos de jovens. O DNJ é um dia comemorativo, dedicado aos jovens, mas que conta com a participação de pessoas de todas as idades, para celebrarmos a vida e refletirmos sobre ela. Reunindo em torno de 4.000 jovens, o dia é dedicado ao louvor e agradecimento a Deus pelo dom da vida e a alegria de ser jovem!

O evento em Martins Soares começa às 12 horas com concentração da juventude na UBS da região central da cidade. O início está marcado para 13 horas. Haverá caminhada, show com Leandro Reis, trio elétrico terremoto, sorteio de brindes e celebração eucarística às 16:30. O encerramento será com show com a banda Ventura.

Participam do evento as nove paróquias da Forania de Manhuaçu: São Lourenço e Bom Pastor (Manhuaçu), São Luiz Gonzaga (Luisburgo), Sant’Ana (Santana do Manhuaçu), São Sebastião (Durandé), Bom Jesus (Manhumirim), Nossa Senhora da Conceição (Alto Jequitibá), São Simão (Simonésia) e a cidade sede.

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2018 tem como tema: “Juventude Construindo uma Cultura de Paz” e lema “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33).

O tema e lema estão em consonância com os da Campanha da Fraternidade 2018, “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).

Em 2018, o DNJ conta com um sabor ainda mais especial para os jovens brasileiros porque no mesmo mês acontece em Roma a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Na reunião pré-sinodal, ocorrida no último mês de março, o documento escrito ressalta que os jovens pedem uma Igreja autêntica, corajosa na hora de reconhecer os erros e enraizada no Evangelho.

História do DNJ

O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade.

Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.