Portal Caparaó - Jornada de Medicina e Encontro da Urezoma movimentam Manhuaçu
Geral

Jornada de Medicina e Encontro da Urezoma movimentam Manhuaçu

31/10/2018 - Atualizado em 01/11/2018 19h34

MANHUAÇU (MG) - Profissionais e estudantes da área de medicina participaram de dois grandes eventos no último final de semana em Manhuaçu. Na sexta-feira, aconteceu a 1ª Jornada de Medicina da FACIG e no sábado o Encontro das Unidades Regionais das Associações Médicas da Zona da Mata (Urezoma).

Organizada pelo curso de Medicina da FACIG, a 1ª Jornada de Medicina foi aberta pela coordenação do curso, com os professores Dr. Gustavo Henrique de Melo (coordenador) e Dra. Emanuelle Gama Dutra, a Secretária Municipal de Saúde de Manhuaçu Karina Gama e o vice-presidente da Associação Médica de Manhuaçu, Dr. Sérgio Alvim Leite.

A noite foi marcada por excelente palestras abordando vários temas da área médica. O Dr. Marcelo Werner apresentou o tema “Abdome Agudo não Traumático”; em seguida o reumatologista Dr. Leonardo Prates apresentou a temática da Febre Chikungunya. A terceira palestra foi com o oftalmologista Dr. Ronald Carvalho. Fechando a programação da jornada, o ginecologista     Dr. Djalma Neto falou sobre “Pré-ecamplsia: o que há de novo”.

O tema da Jornada de Medicina foi “Inovação, Valorização e Ética Profissional”.

UREZOMA

No sábado, continuando a qualidade técnica e científica do evento, aconteceu o encontro da União das Regionais das Associações Médicas da Zona da Mata (Urezoma).

A responsável pelo evento foi a Associação Médica de Manhuaçu (AMM), conduzida pelo presidente Dr. Saulo Jorge Souza Parreira. Ele abriu o evento falando sobre o tripé saúde, educação e ética e destacou novidades e projetos da entidade sob a nova gestão 2018/2020.

O ciclo de palestras começou com o tema científico Nutrição Esportiva – Mitos e Verdades, abordado pelo cardiologista Dr. Frank Nunes. Já o Tenente Flávio Motta, comandante da Companhia do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, apresentou um panorama do trauma na região.

Ainda houve palestras com participação das entidades médicas de classe sobre temas de ética médica e cooperativismo. A atuação da Associação Médica Brasileira (AMB) na defesa e valorização do médico foi um dos assunto com o presidente, Dr. Lincoln Lopes Ferreira; o futuro da medicina pelo Conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, Dr. João Batista Gomes Soares; e a Judicialização da Medicina pelo presidente da Urezoma, Dr. Delano Carlos Carneiro.

Uma mesa redonda com acadêmicos de cursos de Medicina de Manhuaçu (FACIG), Faculdade Suprema e UFJF (Juiz de Fora) e Faminas (Muriaé) discutiu o Código de Ética Médica do Estudante de Medicina, editado em agosto pelo Conselho Federal.

A iniciativa do encontro regional foi uma realização da Associação Médica de Manhuaçu e do curso de Medicina da Facig e teve patrocínio da Unimed Vertente do Caparaó, Plano Plancel/Hospital César Leite, Plano São Vicente/Hospital Padre Júlio Maria, Hospital Nossa Senhora da Conceição de Abre Campo, Cirúrgica Saúde, Cooperativa Sicoob Profissionais de Saúde, Laboratório Apolo, Contabilidade Soma, Secretária Municipal de Saúde de São João do Manhuaçu, Café Emerick, Laboratório de Anatomia Patológica Examinare e o apoio da Câmara de Manhuaçu, Loja Maçônica Tríplice Aliança, Atam Cursos Atendimentos de Urgência, Fundação Manhuaçuense de Cultura, Academia Manhuaçuense de Letras.

Carlos Henrique Cruz 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.