Portal Caparaó - Treze produtores da região são finalistas do 28º Prêmio Ernesto Illy
Agronégocios

Treze produtores da região são finalistas do 28º Prêmio Ernesto Illy

07/11/2018 - Atualizado em 09/11/2018 11h00

REDAÇÃO - Treze produtores da Região das Matas de Minas estão entre os 40 cafeicultores finalistas do 28º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. A lista foi divulgada nesta segunda-feira, 05/11.

A Experimental Agrícola do Brasil, braço da illycaffè no país, analisou 1.174 amostras enviadas das principais regiões produtoras de café arábica de grãos da safra 2018/2019, o maior número de toda a história da premiação.

Maior produtor nacional, Minas Gerais lidera entre os produtores na lista, com 37 finalistas provenientes de todas as regiões cafeeiras do Estado: 19 do Cerrado Mineiro, 13 das Matas de Minas, três da Chapada de Minas e dois do Sul de Minas. São Paulo tem dois finalistas e a região Centro-Oeste, representada na final pela terceira vez desde o início do concurso, tem um.

Para realizar a seleção dos cafés vencedores, especialistas da empresa vieram da Itália para o Brasil e integraram a Comissão Julgadora. Os seis melhores cafés do país serão revelados na cerimônia de premiação, em abril de 2019. Os três primeiros ganharão viagem ao exterior para participar do 4º Prêmio Ernesto Illy Internacional, quando será revelada a ordem de classificação entre eles (primeiro, segundo e terceiro colocados).

Na cerimônia do 28° Prêmio Ernesto Illy também serão conhecidos os premiados das categorias regionais. Para esta premiação, a illycaffè divide o mapa do país em 10 regiões: Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Chapada de Minas, Matas de Minas, Espírito Santo, Norte/Nordeste, Rio de Janeiro, São Paulo, Sul e Centro-Oeste.

Veja a lista de finalistas nacionais da Região das Matas de Minas, em ordem alfabética:

Carlos Roberto de Miranda

Dimas Mendes Bastos

Euler de Moura Soares Filho e Outro(S)

Jose Marques de Araujo e Outro(S)

Jose Mauro Miranda

Jose Pedro Marques de Araujo

Leni de Souza Cardoso

Luiza Araujo Miranda

Maria Jose Bitencourt Lima Araujo

Osvaldina Alves Dutra

Rafael Marques de Araujo

Simone Aparecida Dias Sampaio Silva

Walter Cesar Dutra

 

Sobre a illycaffè                          

A illycaffè é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal.

São consumidas mais de 7 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Precursora do espresso, a illycaffè é considerada líder em ciência e tecnologia do café graças a três radicais inovações.

Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias sustentadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável.

Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida.

Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais.

A illycaffè empregava 1.290 pessoas globalmente em 2017, quando registrou receitas consolidadas de 467 milhões de euros.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.