Portal Caparaó - 11º Batalhão de Polícia Militar reativa patrulha escolar
Segurança

11º Batalhão de Polícia Militar reativa patrulha escolar

20/11/2018

MANHUAÇU (MG) - O 11º Batalhão reativou em 1º agosto a Patrulha Escolar tendo como foco principal a prevenção e repressão dos atos fracionais e valorização dos professores.

Em Manhuaçu a equipe da Patrulha Escolar é formada pelo Sargento Monteiro e Cabo Cláudia. “Neste primeiro momento estamos realizando palestras nas escolas públicas de Manhuaçu com o intuito de conhecer as demandas de cada escola e colocar a comunidade escolar a par dos nossos objetivos”, disse Sargento Monteiro.

Uma das preocupações do Comando do 11º Batalhão é o de levantar informações acerca do fenômeno da criminalidade no ambiente escolar, identificar os crimes mais recorrentes no interior das escolas atendidas e elaborar proposta de intervenção qualificada para a redução da incidência criminal no âmbito escolar. “Para podermos realizar um trabalho preventivo é preciso estar em sintonia com a comunidade escolar de cada instituição de ensino e expor os nossos objetivos e nesses encontros expomos à comunidade escolar informações sobre a diferença de atos de indisciplina e atos infracionais e suas particularidades. Professores, pais e alunos estão tendo acesso a informações legais sobre suas responsabilidades e direitos” explica o Militar.

Valorização do Professor

Aos professores tem sido dado apoio para exercer sua profissão com dignidade e respeito. “Passamos informações sobre o de desacato a funcionário público, que tem sido recorrente nas instituições de ensino, inclusive a necessidade de tomarem as medidas cabíveis aos atos de indisciplina e atos infracionais, com as providências corretas e a ciência aos órgãos responsáveis, o Conselho Tutelar e o Poder Judiciários, que poderão impedir que a violência aumente e os professores consigam exercer sua atividade de acordo com as expectativas não só do ponto de vista público mas atendendo aos anseios dos pais e alunos” completa.

Pais e alunos

Aos pais e alunos, a Patrulha Escolar ouviu questionamentos e dúvidas e ainda passou esclarecimentos e dicas sobre as leis vigentes em relação ao tratamento a funcionários públicos e responsabilidades inerentes ao exercício do pátrio poder. “Hoje é nítido que os pais estão dividindo as responsabilidades em manter financeiramente o lar, contudo, a educação moral e a educação relacionada a convivência social, é responsabilidade dos pais e muitas vezes transferem esta responsabilidade para a escola, inclusive cobrando de professores e diretores responsabilidades que à eles não são inerentes”, ressalta Sargento Monteiro.

Os alunos das Escolas Municipais e Estaduais que estão sendo acompanhadas pela Patrulha Escolar, estão vivenciando um estreitamento de relações com a PM, pois durante as visitas periódicas recebem orientações sobre as infrações penais e de indisciplina. “Está sendo fechado um ciclo de palestras em cada educandário assistido, aos alunos em especial, tem sido falado a respeito do importante papel exercido pelos professores na vida de cada um e o caminho percorrido por um professor, assim valorizando cada profissional de educação, a necessidade de ter um ambiente agradável de convivência com os demais alunos com respeito mutuo, a diferença de atos de indisciplina e atos infracionais, os malefícios das drogas e o perigo existente em redes sociais que tem sido o ponto precursor de grande parte das violências ocorridas no ambiente escolar” completa.

Para uma maior integração Policia Militar e Educação Pública, a Secretaria Municipal de Educação e a Superintendência Regional de Ensino receberam os militares da Patrulha Escolar para que fosse exposta a metodologia de trabalho, os objetivos a serem alcançados para o bem-estar da comunidade escolar, além de melhor conhecer a realidade sobre as normas e preceitos legais. Como forma de melhorar os trabalhos integrados, houve ainda, uma reunião com 14 inspetores de ensino, que se comprometeram a repassarem as informações para os diretores escolares dos 18 municípios atendidos pela Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu.

Presença feminina

Um dado curioso chamou atenção da Polícia Militar, grande parte das ocorrências de agressão e ameaças dentro do ambiente tem como principais atores meninas na fase da adolescência e para entender melhor e estreitar o relacionamento com essas meninas a presença feminina na Patrulha Escolar é fundamental. “A minha presença como mulher e muito importante para estas meninas que muitas vezes se envolvem em brigas e confusões por sofrerem algum tipo de bullying ou discriminação. E ter a presença feminina junto a elas, faz com ela sintam mais confiança e liberdade em se abrir e expor seus problemas”, explica Cabo Cláudia.

O 11º Batalhão, através da Patrulha Escolar tem intensificado a presença policial nas escolas e suas imediações para garantir a segurança no entorno dessas instituições, com abordagens a cidadãos em atitudes suspeitas ou que já tenham históricos criminais, apoiar os professores em sua tarefa diária de ensinar com presença real da Polícia Militar no interior das escolas e auxiliando na manutenção da disciplina com breves palestras pontuais em determinadas salas de aula, consequentemente trazendo tranquilidade aos pais e assegurando aos alunos o direito de ter uma educação de qualidade.

Para João Paulo, vice-diretor da escola Estadual Maria de Lucca Pinto do Coelho, a presença da Policia Militar na escola inibe a ação de pessoas má intencionadas. “Hoje nos falamos aos alunos que a partir de agora medidas mais enérgicas serão tomadas pelas escolas, ações que necessitam do acionamento da Policia Militar vão ser tratadas como tal e não apenas um registro no livro de ocorrências da escola”, alerta o vice-diretor.

Jailton Pereira

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.